[Notas originalmente publicadas na Coluna de Lauro Jardim no site Veja.com, Radar On-Line, e no Portal Terra]
Um encontro ontem de tarde [16/04] selou de vez o acordo entre Globo e São Paulo para a transmissão do Brasileirão entre 2012 e 2015. Apesar de Juvenal Juvêncio ter negado que fecharia com a emissora este mês, os detalhes do contrato foram definidos ontem entre Marcelo Campos Pinto da Globo Esportes e Roberto Justus, encarregado da negociação pelo clube.
Até agora, a Globo já fechou com 17 clubes. Entre os grandes, resta apenas o Atlético Mineiro.
---
De acordo com informações divulgadas pelo jornal Folha de S. Paulo nesta sexta-feira, o Clube dos 13 já "costurou" acordo com a RedeTV! para citar os nomes das empresas que patrocinam as arenas esportivas nas transmissões do Campeonato Brasileiro de 2012 a 2014 e em sua grade de programação. Segundo a publicação, a emissora vencedora da licitação realizada pela entidade no mês de março tem "obrigação" de citar os "naming rights" (direitos sobre o nome do estádio). A iniciativa teria sido usado como estratégia de negociação durante as conversas com empresários nos dias que antecederam a licitação, como forma de elevar os valores dos direitos de transmissão. A RedeTV!, única candidata no processo organizado pelo Clube dos 13, apresentou proposta de R$ 1,548 bilhão, enquanto Record e Globo decidiram se retirar da concorrência. O jornal ainda informa que a última emissora citada, que já firmou contrato com 15 equipes até o momento, adota regra contrária nos acordos e não promete mencionar os "naming rights" em suas transmissões, como já faz hoje.
por Fábio Mendes
Recapitulando rapidamente o imbróglio:- Em 20 de outubro de 2010, uma decisão do CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) determina o fim da preferência de renovação de contrato entre Rede Globo e Clube dos 13 pela exibição dos Jogos do Campeonato Brasileiro, a partir de 2012.
- Inicia-se uma discussão entre clubes e emissoras de TV pela maneira como deve ser a negociação dos direitos de tranmissão a partir de agora: se deveria seguir como antes, através de leilão mediado através do Clube dos 13, ou se cada emissora deveria fazer negociação diretamente com os clubes de futebol.
- Em 23 de Fevereiro de 2011, cinco dos principais times brasileiros anunciam sua saída do Clube dos 13 - Corinthians e os cinco principais clubes cariocas: Flamengo, Botafogo, Vasco e Fluminense. Com tal decisão, Globo e Record, as duas principais emissoras interessadas nas transmissões de futebol, abandonam o leilão pelos direitos de transmissão com a insitituição, e passam a negociar diretamente com os clubes.
- Mesmo debilitada e sem o apoio dos principais times, o Clube dos 13 cumpre o protocolo e o ajuste com o CADE: fecha em 23 de março contrato de transmissão com a Rede TV!, por um valor de R$ 516 milhões anuais.
- No passar do mês seguinte, a Rede Globo fecha contratos individuais de transmissão, para todas as mídias, com os principais grandes times brasileiros. Dos grandes times, como divulgado na nota, 17 já firmaram acordos com a emissora carioca. A RedeTV!, embora também tenha os direitos adquiridos, periga não poder exibir os jogos, devido a um conflito entre contratos: Alguns times, ainda integrantes do Clube dos 13, fecharam acordo com a Rede Globo e também foram incluídos no acordo paralelo da RedeTV!. Caso esse impedimento se concretize, a emissora e a entidade prometem entrar na justiça.
Comentários
Postar um comentário