Estudo garante crescimento da TV em 2011; veja também: Números da TV Paga e Digital Brasileira

Gráfico da Deloitte mostra que de cada R$ 100 gastos
em publicidade no mundo todo, R$ 41 irão para televisão em 2011; 
no Brasil, a TV fica com mais de R$ 60 de cada R$ 100

[Texto publicado originalmente no Blog do Daniel Castro, no Portal R7]

Estudo produzido pela Deloitte, gigante mundial de consultoria, afirma que a televisão continuará crescendo em todo o planeta e que irá em 2011 "solidificar seus status atual de supermídia, contrariando profecias de iminente obsolescência", por causa dos novos hábitos de consumo de mídia advindos com a internet.

Segundo o relatório, 40 milhões de pessoas passarão a assistir televisão em 2011, o equivalente à população de um país quase do tamanho da Espanha. Serão, ao todo, 3,7 bilhões de telespectadores, que consumirão 140 bilhões de horas de programação a mais do que em 2010, de acordo com a Deloitte.

Na média global, cada telespectador passará 3 horas e 12 minutos por dia à frente do televisor, uma dedicação muito superior aos 15 minutos diários gastos em redes sociais e aos 33 minutos/dia que cada norte-americano dispensa à web.

Programas de TV continuarão dominando os rankings de assuntos mais comentados no Twitter, aponta a Deloitte.

Publicidade

De acordo com o levantamento, a televisão manterá a liderança em receitas publicitárias e registrará um segundo ano de "forte crescimento", o quinto consecutivo de aumento na participação no "bolo" publicitário.

As redes do mundo todo irão faturar US$ 191 bilhões com publicidade, contra US$ 174 bilhões em 2007. Em relação a 2010, serão US$ 10 bilhões a mais nos cofres das emissoras.

O desempenho contrasta com o dos jornais, o principal concorrente da televisão. Os jornais, segundo a Deloitte, faturaram US$ 126 bilhões com publicidade em 2007. Neste ano, deverão arrecadar US$ 93 bilhões. Segundo a Deloitte, as receitas com TV paga também crescerão no mundo todo. Nos países da chamada BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China), esse crescimento será superior a 20%.

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[Textos publicados originalmente na coluna Outro Canal da Folha de São Paulo, por Keila Jimenez, e no site TV Magazine, por Fábio Nogueira]

Segundo balanço da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), divulgado pela Pay TV:

  • A Net fechou 2010 com 4,2 milhões de assinantes;
  • A Sky com 2,5 milhões;
  • Embratel, 1,1 milhão;
  • Telefônica, 486 mil em DTH e MMDS;
  • mais 165,7 mil da TVA
  • A Oi encerrou 2010 com 402 mil clientes.
  • Outras operadoras somaram 824 mil assinantes.
O Brasil já possui em operação 102 emissoras com tecnologia digital, que atendem 87,7 milhões de pessoas em 480 municípios - o equivalente a 45,98% da população brasileira. A expectativa é que a cobertura da Televisão Digital Terrestre no Brasil seja igual ou superior à cobertura analógica atual antes mesmo de 2016, ano em que está previsto o fim das transmissões analógicas.

O Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD) foi instituído pelo Decreto n.º 4.901, de 26 de novembro de 2003 e implementado por meio do Decreto n.º 5.820, de 29 de junho de 2006, que estabeleceu as diretrizes para a transição do sistema de transmissão analógica para o sistema de transmissão digital, tendo como base o sistema japonês.

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