Estudo produzido pela Deloitte, gigante mundial de consultoria, afirma que a televisão continuará crescendo em todo o planeta e que irá em 2011 "solidificar seus status atual de supermídia, contrariando profecias de iminente obsolescência", por causa dos novos hábitos de consumo de mídia advindos com a internet.
Segundo o relatório, 40 milhões de pessoas passarão a assistir televisão em 2011, o equivalente à população de um país quase do tamanho da Espanha. Serão, ao todo, 3,7 bilhões de telespectadores, que consumirão 140 bilhões de horas de programação a mais do que em 2010, de acordo com a Deloitte.
Na média global, cada telespectador passará 3 horas e 12 minutos por dia à frente do televisor, uma dedicação muito superior aos 15 minutos diários gastos em redes sociais e aos 33 minutos/dia que cada norte-americano dispensa à web.
Programas de TV continuarão dominando os rankings de assuntos mais comentados no Twitter, aponta a Deloitte.
Publicidade
De acordo com o levantamento, a televisão manterá a liderança em receitas publicitárias e registrará um segundo ano de "forte crescimento", o quinto consecutivo de aumento na participação no "bolo" publicitário.
As redes do mundo todo irão faturar US$ 191 bilhões com publicidade, contra US$ 174 bilhões em 2007. Em relação a 2010, serão US$ 10 bilhões a mais nos cofres das emissoras.
O desempenho contrasta com o dos jornais, o principal concorrente da televisão. Os jornais, segundo a Deloitte, faturaram US$ 126 bilhões com publicidade em 2007. Neste ano, deverão arrecadar US$ 93 bilhões. Segundo a Deloitte, as receitas com TV paga também crescerão no mundo todo. Nos países da chamada BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China), esse crescimento será superior a 20%.
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[Textos publicados originalmente na coluna Outro Canal da Folha de São Paulo, por Keila Jimenez, e no site TV Magazine, por Fábio Nogueira]
Segundo balanço da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), divulgado pela Pay TV:
- A Net fechou 2010 com 4,2 milhões de assinantes;
- A Sky com 2,5 milhões;
- Embratel, 1,1 milhão;
- Telefônica, 486 mil em DTH e MMDS;
- mais 165,7 mil da TVA.
- A Oi encerrou 2010 com 402 mil clientes.
- Outras operadoras somaram 824 mil assinantes.
O Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD) foi instituído pelo Decreto n.º 4.901, de 26 de novembro de 2003 e implementado por meio do Decreto n.º 5.820, de 29 de junho de 2006, que estabeleceu as diretrizes para a transição do sistema de transmissão analógica para o sistema de transmissão digital, tendo como base o sistema japonês.
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