A televisão é um espaço muito visto mas infelizmente pouco pensado. Nos jornais proliferam colunas de críticos, um tanto superficiais, ressaltando apenas aspectos do conteúdo dos programas: se a roupa está boa, se a atuação de fulano é ruim ou se a audiência sobe ou desce. Em um país onde a televisão tem uma relevância notória, é de se impressionar uma certa indigência crítica. Jornais também, com algumas exceções, pouco ou equivocadamente discutem sobre a política das comunicações e das concessões, regionalização da produção e TVs públicas, entre tantos temas indispensáveis, oferecendo muitas das vezes um panorama equivocado sobre o assunto.
O resultado dessa cobertura mistura preconceito e desinformação sobre o meio televisivo. Mercado importante e espaço fundamental de construção de imaginários nos últimos sessenta anos, a televisão brasileira vem merecendo bem mais do que recebe. Felizmente alguns poucos programas tematizam a própria televisão, como acontece como o programa Ver TV, comandado por Lalo Leal Filho, e o programa A TV pelo Mundo, ambos exibidos semanalmente pela TV Brasil. As universidades também têm oferecido excelente espaço de discussão e questionamento sobre o tema na figura de pesquisadores como Arlindo Machado, Esther Hamburguer, Denis de Moraes, Regina Mota, entre tantos outros.
Uma das maneiras de aumentar e divulgar tais discussões, sempre acaloradas e extremamente produtivas, é justamente criando novos espaços que não se limitem às salas de aula. A internet é um espaço que favorece a divulgação de discussões antes restritas às quatro paredes. Este blog, portanto, é uma forma de fazer uma aula realmente transmídia, em que os alunos não ficam presos ao dia e horário da grade escolar, possibilitando que continuem, acompanhem e postem discussões sobre os temas de interesse. Se o conteúdo da TV desliza por diversas mídias, complementando suas narrativas, porque não fazer o mesmo com a própria narrativa da televisão?
Pensando nessas possibilidades que a Universidade Federal Fluminense e o Departamento de Cinema Vídeo lançam o blog da disciplina de Televisão e Vídeo. A proposta é de estender continuamente à comunidade da universidade - e fora dela - o trabalho e as investigações feitas pelos alunos na disciplina, ampliando as discussões e a participação dos leitores. O blog também receberá colaborações de ex-alunos e pessoas que porventura queiram participar. Ainda em implementação e contando com o trabalho do monitor e ex-aluno da disciplina Fábio Mendes como editor, aceitamos críticas, sugestões e o que mais possa contribuir para fortificar esse debate.
Não estamos fazendo uma revista sobre televisão, mas colocando a televisão em revista, investigando e analisando suas características, apontando problemas e dificuldades, além de oferecer propostas. Os contatos podem ser feitos via email: televisaoemrevista@gmail.com ou mesmo pelo twitter, @tvruff.
Convidamos todos para participar e desejo boas discussões!
Professor Felipe Muanis
Televisão e Mídias Digitais
Departamento de Cinema e Vídeo - UFF
Parabéns pela iniciativa como um todo: não só por formentar o parco debate sobre tv como por sair do lugar confortável da mesmice do cuspe e giz e integrar a sala de aula com o mundo e suas linguagens! Vamos conversar! Vamos adorar colaborar se houver possibilidade.
ResponderExcluirNão deixe de colaborar Dona Baratinha, os comentários e discuissões são mais que bem-vindos! O blog está aqui para isso mesmo. Agradecemos pelo comentário e pelo incentivo.
ResponderExcluirAbs!
Parabéns, Felipe!
ResponderExcluirBora revistar a televisão!
Isso muito me interessa...
Revistemos Renata, revistemos! Apareça e comente sempre que puder!
ResponderExcluir