Notícias da TV Paga: NET lança serviço de Video On Demand / Operadoras se enfrentam no INPI por Nome

 Tela inicial da NET Digital, com o serviço Now 

[Com informações do Blog do Daniel Castro no portal R7, do site TV Magazine e da coluna Outro Canal da Folha de São Paulo, por Keila Jimenez]

A partir do próximo dia 25, a operadora de TV por assinatura via cabo NET lança, inicialmente apenas para algumas regiões de São Paulo, o seu serviço de Video On-Demand (VOD). Intitulado Now, o produto fará concorrência com sistemas semelhantes, lançados recentemente, pela Sky e pela TVA.

Para ter acesso ao serviço, os assinantes das regiões iniciais deverão ter contratados os serviços dos pacotes HD da operadora e ter seus decodificadores com as devidas atualizações de software. O principal produto inicial do serviço será a locação de filmes em alta-definição com o uso do controle remoto, com lançamentos simultâneos com as locadoras físicas, e com a vantagem de poder iniciar, pausar, avançar ou retrocer o título como e quando bem entender.

 Método de navegação e locação no serviço de VOD

Títulos como Tropa de Elite 2, Shrek para Sempre, A Saga Crepúsculo: Eclipse e Toy Story 3 já estarão disponíveis aos assinantes na estreia do serviço, com o custo de locação de R$ 9,90.  Também estarão disponíveis um catálogo de cerca de 600 títulos para locação, com o custo de R$ 13,90. Além disso, também haverão serviços gratuitos para os assinantes, como títulos dos canais Multishow, Globo News, SporTV, Nickelodeon e Discovery. Haverá ainda um canal exclusivo no Now para os assinantes do canal Telecine, com os principais títulos do mês; e um serviço de assinaturas para séries como Desparate Housewives (que estará disponível gratuitamente na estreia).

Existem planos futuros da operadora de ofertar ainda, através do serviço, material em HD3D e produção independente, mas por enquanto, existem ainda poucas informações.

---

Um processo administrativo envolvendo duas empresas de TV por assinatura está acontecendo no Inpi (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), que regulamenta marcas e patentes. A operadora de cabo TV Alphaville, pertencente ao grupo Silvio Santos e disponível em algumas regiões do estado de São Paulo, ao tentar renovar seu registro de marca na instituição, encontrou oposição de uma de suas concorrentes.

A Telefônica, acionista da operadora TVA, manifestou oposição à empresa, alegando que a TV Alphaville, após tentar em 2010 aprovar no Inpi um logotipo semelhante ao seu (com as siglas TV A em negrito), estaria tentando imitar a sua marca. O processo administrativo fora instaurado a partir desta semnalhança entre logotipos de empresas do mesmo setor.

A operadora TV Alphaville tem até junho para renovar sua marca e apresentar sua defesa no processo.

Comentários