Premium VOD: Novo serviço de TV Paga cria Polêmica nos EUA

Filmes como Os Smurfs (Sony) poderão ser adquiridos via 
Video On Demand enquanto ainda estiverem em cartaz

[Com informações dos sites RTP Cinemax e Jornal da Locadora]

A operadora de TV paga americana DirecTV acabou de pôr fogo em uma polêmica pesada nos Estados Unidos: a empresa anunciou que será a primeira empresa a trabalhar com o serviço Premium VOD – uma nova janela de vídeo sob demanda que, na prática, poderá disponibilizar filmes para consumo doméstico  quando eles ainda estiverem em cartaz nos cinemas.

Com a adesão já confirmada de quatro estúdios majors norte-americanos (Fox, Sony, Warner e Universal), blockbusters da próxima temporada de verão norte-americana, como X-Men: Primeira Classe e o último filme da franquia Harry Potter já poderão ser adquiridos legalmente via VOD, com um custo aproximado de 30 dólares, entre quatro e oito semanas após a estreia nos cinemas, diminuindo em mais pela metade a atual janela de exibição: um título costuma, em média, ficar em cartaz nos cinemas por três meses e ser disponibilizado em home video entre 3 e 4 meses após seu lançamento.

A iniciativa tem o objetivo de compensar a queda de vendas de DVDs no país, mas encontra fortíssima resistência das principais redes de cinemas norte-americanas. Através da NATO (National Association of Theatre Owners), redes como AMC, Cinemark e Regal já manisfestaram repúdio à prática, e inclusive boatos já alimentam a possibilidade de boicote aos próximos lançamentos dos estúdios envolvidos, cortando a exposição de material promocional (trailers, cartazes, promoções).



As empresas alegam que a diminuição da “vida útil” dos filmes nas salas de exibição ameaça os seus recentes investimentos em infra-estrutura, como, no caso da AMC, a ampliação do circuito 3D, implantação de programas de fidelidade e até um serviço de jantar dentro das salas de exibição.

O Premium VOD também não é uma unanimidade entre os estúdios – a Paramount, temendo um possível aumento de pirataria de títulos em alta definição, já se declarou publicamente contra o serviço. Já Lionsgate e Disney (que fez uma experiência recente com Premium VOD em Portugal, com Enrolados) ainda não se pronunciaram.

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