BBC testa Serviço de "Segunda Tela" para Programas de Televisão


[Notícia publicada originalmente no Tiago Dória Weblog, Portal iG]

TV Companion é o experimento de 2ª tela da BBC (TV como tela principal e dispositivos móveis – laptops, celulares, tablets – como segunda tela). O projeto já era anunciado há algum tempo pela rede de TV e rádio.

Durante a transmissão de Autumnwatch, programa da BBC sobre natureza, trezentos telespectadores pré-selecionados puderam acompanhar simultaneamente no laptop ou tablet informações adicionais sobre o que estava passando na TV. Era possível avaliar em tempo real o conteúdo exibido na TV, além de clicar em infográficos e animações que complementavam o Autumnwatch na TV.

No blog de Pesquisa e Desenvolvimento da BBC, foram postadas algumas observações sobre o experimento, como a de que o telespectador tem expectativas diferentes a respeito do que é exibido na segunda tela e de que é preciso tomar cuidado entre complementá-lo e distraí-lo.
A BBC pretende continuar com o projeto de consumo simultâneo de conteúdo (duas telas).

Também a respeito do conceito, no começo do mês passado, a Motorola lançou o SocialTV Companion, serviço para ser usado enquanto se assiste a um programa na TV. É possível postar comentários sobre o que está sendo exibido na TV, além de consumir conteúdo que complemente a transmissão.

Comentários