EUA: Número de lares com Televisão diminui pela 1ª vez em 30 anos

Novas tecnologias levam culpa, mas 
adaptação ao sinal digital é o principal fator de queda

[Matéria publicada originalmente no site TV Magazine, por Fernando Borges]

Existe uma minoria de norte-americanos que está descobrindo como viver sem televisão em casa. A porcentagem de lares com o aparelho caiu pela primeira vez em duas décadas, de 98,9 para 96,7 por cento. As novas tecnologias estão ocupando o lugar da velha televisão nas casas dos mais jovens, mas há também quem não tenha dinheiro para adaptar os antigos equipamentos às novas emissões em formato digital.

Os sinais analógicos da televisão terrestre norte-americana foram desligados em Junho de 2009. Nessa data, existiam três milhões de casas sem descodificadores ou televisões com sintonizadores digitais. A Nielsen, uma multi-nacional com sede em Nova Iorque que estuda os comportamentos relacionados com os media, divulgou um estudo, citado pelo The New York Times, em que sustenta que parte destas casas não voltaram a ter acesso à televisão, sobretudo devido a baixos rendimentos dos seus ocupantes.

A segunda razão para a queda no número de televisores é de ordem técnica, que afeta mais as zonas rurais do país, aonde o sinal da televisão digital não chega com a mesma eficiência que aos centros urbanos. As famílias financeiramente mais capazes conseguem contornar o problema, adquirindo antenas parabólicas, mas as mais pobres ficam sem emissão.

Comentários