Mundo do Sítio: Globo vai lançar sua primeira Série de Animação

O Sítio do Pica-Pau Amarelo ganhará uma 
releitura moderna em desenho animado

[Com informações do Blog Canal 1 de Flávio Ricco - UOL Televisão, sites das revistas Globo Rural e Crescer, site Mundo do Sítio]

Pela primeira vez, a Rede Globo vai investir em produção de desenhos animados. A emissora, que desde o ano passado já exibe as produções dos Estúdios Mauricio de Sousa nas manhãs de sábado, no programa Turma da Mônica, está, em parceria com a produtora Mixer e os herdeiros de Monteiro Lobato (detentores dos direitos dos personagens), criando um novo projeto envolvendo o universo do Sítio do Pica-Pau Amarelo, o atualizando para as novas gerações de crianças.


A Boneca Emília e seus companheiros de aventuras fazem parte da infância das crianças brasieliras, não só pelos livros de Monteiro Lobato, mas também através de cinco versões live-action para televisão espalhadas pela história, exibidas, respectivamente, pela Tupi (anos 50, ainda nos tempos de TV ao vivo), Cultura e Bandeirantes (anos 60) e Globo/TVE (anos 70 e 80) - sendo a mais recente produção exibida pela Rede Globo entre 2001 e 2007 e hoje reprisada nos canais Viva e Futura.

Desde abril está no ar pelo site Mundo do Sítio o primeiro produto desta nova fase dos personagens de Monteiro Lobato. Produção da Globo, trata-se de uma rede social para crianças de 5 a 10 anos, um produto inédito no país, com jogos e atividades educativas, além de uma seção pedagógica com histórias narradas dos livros originais e um sistema de segurança de conteúdo e monitoramento de acesso para os pais.


O site já apresenta, além de uma leitura diferenciada do universo dos livros (estão lá todos os ambientes e personagens, do Reino das Águas Claras até a Grécia Antiga), um character design novo para os personagens do sítio, com referências nas tendências de visual dos personagens infantis contemporâneos. E é com essa aparência que eles aparecerão no desenho animado que estreia na Rede Globo em outubro.

Com uma primeira temporada confirmada de 26 episódios de onze minutos cada, a nova série (por enquanto com o nome provisório de Mundo do Sítio) terá a missão de reapresentar os personagens a um novo público, e com certa liberdade criativa em relação às versões anteriores para televisão, que se restringiam a adaptar o material já escrito dos livros de Monteiro Lobato. Serão criados novos personagens e situações. Essa regra de adaptação fiel já havia sido quebrada na versão anterior live-action da Rede Globo, que, após adaptar os livros, transformou o Sítio numa soap-opera infantil, inclusive com núcleos de mocinhos e vilões.

Dependendo da resposta do público, o projeto Mundo do Sítio será levado adiante, com novos episódios para televisão e uma ação maior de marketing com a nova versão dos personagens. Talvez o retorno dessa nova série possa até incentivar a Rede Globo a passar a investir maciçamente nesse gênero, criando desenhos animados originais, talvez até abrindo aí espaço para parcerias com produtoras independentes.

Rockstar Ghost, aimação nacional da MTV

A estreia de Mundo do Sítio surge num momento em que a animação nacional para televisão está valorizada e com um espaço inédito nas programações das grandes redes. Os canais TV Brasil e SBT estrearam neste mês os desenhos Meu Amigãozão e Peixonauta, sucessos nacionais já veiculados pelo Discovery Kids. A MTV Brasil produz desde 2003 suas próprias séries, como Megaliga, The Jorges, Rockstar Ghost e, o mais conhecido e bem-sucedido, Fudêncio & Seus Amigos. E pioneira nos investimentos de incentivo ao setor independente de animações, através do canal pago TV Rá-Tim-Bum, a TV Cultura já exibe um desenho brasileiro, Escola para Cachorro, além da co-produção australiana Princesas do Mar e do programa Anima TV, que exibe episódios pilotos.

Torçamos para o sucesso da nova empreitada da Rede Globo, já que esse tipo de produto merece ser melhor aproveitado pela televisão brasileira, ainda tão dependente de desenhos e atrações estrangeiras.

Comentários