Movie Box Brazil: TV por Assinatura ganha novo canal de Filmes Brasileiros

[Textos publicados originalmente nos sites Veja.com e APTC - Associação Profissional de Técnicos Cinematográficos]

(Com Agência Estado)

Na última década, a produção cinematográfica brasileira aumentou mais de três vezes em relação à anterior. Seu público também vem crescendo - em 2001, eram 6,9 milhões de pessoas; em 2010, 25,6 milhões, segundo pesquisa do Filme B, site que monitora esses números. A fatia do mercado agora é de 19%, quando há dez anos era de 9,3%. Mas uma boa parte do que aqui se cria não encontra espectador. E, para tentar mudar isso, a saída pode estar não na sala escura, mas na sala de casa.

É a aposta do Movie Box Brazil, canal de TV fechada que deve ser lançado em agosto. O sinal já existe, só falta terminar as negociações com as operadoras. É como o Canal Brasil, mas sem o olhar para o passado: o foco está ajustado na produção deste século. Foi o período em que surgiram as franquias Tropa de Elite, com seus mais de 13,5 milhões de espectadores, e Se Eu Fosse Você, com quase 10 milhões, além de mais de uma dúzia de blockbusters.

Por outro lado, foi também uma época em que a pirataria se intensificou. Isso sem falar na resistência que ainda existe na hora de escolher qual filme ver, na fila do cinema: arriscamos aquele brasileiro do qual não ouvimos falar ou ficamos com o americano que está anunciando em todo lugar?

"Ainda há uma parcela do público que acha que a qualidade do filme não é boa, que o som é ruim. Nosso canal nasce com o objetivo de reposicionar a percepção das pessoas quanto à nova fase do cinema brasileiro, e de ser uma alternativa para os filmes", anuncia Cícero Aragon, produtor e empresário gaúcho à frente da empreitada. "São em média 90 lançamentos por ano, que não chegam às pessoas porque ficam pouco tempo nas salas. Eles não têm o poder de mídia de um lançamento americano, e só uns 30% alcançam as grandes salas."

O simpático É Proibido Fumar (2008), de Anna Muylaert, saudado pela crítica e colecionador de prêmios, foi visto por cerca de 50.000 pessoas, apenas - mesmo tendo Glória Pires no papel central. Os Famosos e os Duendes da Morte, que venceu o Festival do Rio em 2009, atraiu só 10.000, a despeito de seus méritos. São dois exemplos, como poderiam ser os filmes de Domingos Oliveira e de outros diretores de orçamento e bilheteria modestos.

O investimento inicial no canal é de 10 milhões de reais, mas deve chegar a 40 milhões de reais, diz Aragon. O canal visualiza o potencial desse cinema no exterior e quer mostrar filmes pequenos, médios e grandes para o restante da América, a Europa e parte da África. Daí o Brazil com z.

---

Novo canal de televisão, Movie Box Brasil está recebendo Propostas de Licenciamento

O Movie Box Brazil recentemente recebeu concessão para existir e está em busca de material para exibição: filmes de longa, média ou curta-metragem, ficção ou documentário, minisséries para TV e programas especiais. O licenciamento durará de 24 a 36 meses, de acordo com o contrato. É necessária a apresentação do registro da obra no CPB – Certificado de Produto Brasileiro.

Condições de Licenciamento e de Pagamento:

TV por Assinatura e Internet: Nos casos em que houver pagamento de direitos para exibição da OBRA para o SEGMENTO DE MERCADO TV POR ASSINATURA, o mesmo será quitado em 2 (duas) etapas, sendo que 30% do valor será pago em até 5 (cinco) dias após assinatura do contrato e 70% em até 45 dias após a primeira veiculação comercial da OBRA. Quando da veiculação em OUTROS TERRITÓRIOS, o LICENCIADO BOX BRAZIL pagará ao LICENCIANTE quantia extra correspondente a 25% do valor do contrato, por território, quando houver pagamento e conforme estabelecido em contrato. Nos casos em que houver pagamento pelos direitos de exibição da OBRA, o licenciamento será pago parte em espécie (real) e parte em crédito em mídia para ser usado dentro dos canais e portais BOX BRAZIL.

VOD (Vídeo-on-demand): Em muitos casos, a BOX BRAZIL irá dispor de conteúdos e OBRAS da forma VOD, na internet, celular ou TV por Assinatura. De forma geral, quando as OBRAS foram assistidas pelos usuários, um valor em real será cobrado, caso a caso. Quando houver cobrança, do total do valor arrecadado pela BOX BRAZIL, 30% será repassado ao LICENCIANTE pelos direitos da OBRA, conforme estabelecido em TERMO específico.

Formatos e Entrega do Material: O material deverá ser disponibilizado no FORMATO DIGITAL .MOV, resolução Full HD 1920 pixels de resolução horizontal por 1080 linhas de resolução vertical, com CODEC XDCAM HD 35 Mbs. O LICENCIANTE receberá um HD para gravação da OBRA ou a gravará em uma mídia DVD e a enviará para a BOX BRAZIL. No caso de indisponibilidade técnica em dispor do conteúdo no formato solicitado, o LICENCIANTE deverá contatar a BOX BRAZIL e buscar orientação caso a caso.

O endereço para envio é:

A/c Edina Fujii
Av. Paulista, 2001 sala 408 – Consolação
São Paulo – SP – CEP 01311-300
Contatos para dúvida: (11) 9162-7879 / (11) 5051-6760 / edinafujii@uol.com.br

Sobre o canal – O Movie Box Brazil é um canal de TV a cabo que entrará em operação comercial em abril de 2011 e é dedicado a exibição de conteúdo audiovisual independente brasileiro. O canal é parte integrante do Box Brazil, que conta também com os canais Music Box Brazil e o Travel Box Brazil.

Comentários