TV Paga: Disney deixa HBO e passará a estrear filmes na Rede Telecine

[Publicado originalmente no Blog do Daniel Castro, Portal R7]

Exclusidade dos canais HBO desde os primórdios da TV paga brasileira, no início dos anos 1990, os filmes da Disney terão um novo “endereço” a partir de outubro: passarão a ser exibidos pelos canais Telecine.

A parceria entre Disney e Telecine foi anunciada no início da tarde de ontem (9/8) na ABTA-2011, feira e congresso de TV paga que acontece até quinta-feira em São Paulo. O negócio foi tratado por Alberto Pecegueiro, diretor-geral dos canais Globosat, como um marco na história da TV paga nacional. De fato é. Caiu mais uma barreira de um tempo em que a TV paga nacional era dividida entre Net e TVA, que tinham, respectivamente, exclusividade dos conteúdos do Telecine e da HBO.

A Disney estreará no Telecine Premium em 1º de outubro, às 22h, com o filme Aprendiz de Feiticeiro, estrelado por Nicolas Cage. Em seguida, virão títulos como Tron, Carros 2 e Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas.

Durante algum tempo, por questões contratuais, filmes da Disney serão exibidos tanto pelos canais Telecine quanto pelos HBO. Eventualmente, os canais rivais exibirão o mesmo filme no mesmo dia.
O acordo, no entanto, prevê exclusividade dos filmes da Disney nos canais Telecine na janela premium, ou seja, novos filmes estrearão sempre nos Telecines, que também terão direito de exibir títulos antigos.

De acordo com João Mesquita, diretor-geral dos canais Telecine, o acordo com a Disney permitirá que os Telecine exibam todos os dez filmes de maior bilheteria no Brasil em 2010. Antes do acordo, o Telecine já tinha oito desses dez filmes.

Aprendiz de Feiticeiro, primeiro filme da Disney em cartaz no Telecine


Parceria

Os canais Telecine são uma sociedade entre a Globosat (Globo) e os estúdios Fox, Paramount, MGM e Universal. A Disney era sócia da HBO na América Latina, mas deixou a sociedade, junto com a Sony, no ano passado. A Disney não será sócia dos Telecine -  apenas fornecedora de conteúdo.

Segundo Pecegueiro, da Globosat, a saída da Disney da HBO e o crescimento da TV paga brasileira, com mais de 11 milhões de assinantes, permitiu o acordo com os Telecine. A parceria vale apenas para o Brasil. No restante da América Latina, o conteúdo premium da Disney continuará na HBO. "O acordo com a Disney mostra aos distribuidores internacionais de conteúdo que é interessante negociar com o Brasil separadamente da América Latina”, disse o executivo.

Fernando Barbosa, vice-presidente da Disney para a América Latina, afirmou que o negócio com o Telecine foi uma questão de “grana”. Como o Telecine tem mais assinantes (cerca de 2,8 milhões, mais do que o dobro do que a HBO), a Disney receberá mais dinheiro e terá mais audiência, o que ajuda a vender seus produtos, como bonecos derivados de filmes. “O negócio com o Telecine é muito estratégico. Vamos estar com o líder [de audiência em conteúdo premium na TV paga], nosso conteúdo vai chegar a mais lares”, afirmou.

O valor do contrato não foi revelado. “É bastante, mas o assinante não vai pagar um centavo a mais pelo conteúdo da Disney”, disse Mesquita, dos canais Telecine.

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