IBOPE ganha rival: Nielsen medirá Audiência no Brasil

[Publicado originalmente na Coluna Outro Canal da Folha de São Paulo de 26 de setembro de 2011, página E8 do Caderno Ilustrada. Por Keila Jimenez]

A Nielsen, uma das maiores empresas de pesquisa do mundo, entrará no Brasil para medir audiência de TV.

A Folha apurou que estão avançadas as conversas da empresa americana com as emissoras e agências de publicidade -os maiores clientes da medição de audiência televisiva. A novidade pode acabar com um monopólio de décadas do Ibope.

Desde 1988, o instituto mede sozinho a audiência em tempo real na TV brasileira. Apesar de algumas tentativas isoladas de concorrência, o Ibope segue como a única referência de pesquisa na TV, o que dá margem para uma série de questionamentos.

Representantes da Nielsen recentemente se reuniram com dirigentes de Record, Band, Globo, SBT e Rede TV!. Dessas, apenas a Globo não se posicionou sobre o interesse de pagar por uma nova pesquisa de audiência.

A empresa apresentará nos próximos dias o planejamento da medição e seus orçamentos. Prometeu colocar a pesquisa em vigor já em 2012.

A concorrência na medição de audiência na TV deve atrapalhar a parceria da Nielsen com o Ibope no Brasil, em pesquisas na internet.

Procurada, a Nielsen não quis falar sobre o assunto.

O Ibope diz que a concorrência é um fenômeno saudável, mas que manterá sua posição no Brasil.

Comentários

  1. Eu sempre quis entender como é o esquema da medição do ibope, alguém me indica algo que possa me fazer entender?
    Eu soube uma vez que o ibope do rádio era medido apenas pela audiência da grande são paulo, eu achei que era mentira, mas tb num sei.
    abrçs

    ResponderExcluir

Postar um comentário