EUA: Twitter se associa a Fox News por meio de sistema de votação on-line

Parceria será no ‘The X Factor’ e revela integração maior entre microblog e TV

[Publicado originalmente no Caderno Economia do jornal O Globo de 27 de outubro de 2011, Digital & Mídia, Página 34.]

NOVA YORK. O Twitter está se associando à rede de TV americana Fox News para implementar, a partir da semana que vem, um sistema de votação on-line para a versão americana do programa de talentos The X Factor, criado no Reino Unido e produzido por Simon Cowell, o conhecido jurado severo do programa American Idol.

— É como como ter milhões de produtores trabalhando junto com você — disse ao jornal New York Times Cowell, logo ele que, no passado, menosprezou a importância do microblog, mas que hoje se declara adepto da rede social on-line.

Atualmente, durante cada exibição de The X Factor — e horas depois — o Twitter recebe centenas de elogios e críticas feitas pelos telespectadores. Atento a este valioso retorno, Cowell se dá ao trabalho de ler todos esses posts — os bons, os maus e, em especial, os feios. Após selecionar as contribuições relevantes, ele trata de implementar, logo na semana seguinte, mudanças no programa em função do feedback obtido por meio do microblog.
Página anunciando o serviço no Twitter aos usuários

De acordo com matéria publicada no New York Times, a partir da próxima semana, os espectadores do programa — que Cowell chama de “usuários-produtores” — terão um canal a mais para votar em seu cantor predileto, além do telefone e das mensagens de texto via celular. Por meio do Twitter, enviarão uma mensagem de voto à conta do programa.

A novidade é um reflexo da relação simbiótica que está se formando entre o Twitter e a indústria televisiva. Para o microblog, o retorno se dá pela promoção gratuita que o site recebe, permitindo atrair ainda mais usuários que, por sua vez, enviarão ainda mais feedback, realimentando o processo num círculo virtuoso, positivo para ambos os lados e para o público.

Além disso, teoricamente, na medida em que for angariando novos usuários, o Twitter — já no ar há cinco anos — poderá passar a dar lucro.

— Também seremos beneficiados — disse Dick Costolo, diretor-executivo do Twitter ao “NYT”. — Continuaremos nos engajando com essas outras plataformas de mídia e provendo benefícios a elas também”. 

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