Adaptação de Séries de Mídia Impressa para Séries de Televisão

por Jorge Alencar, Allan Martins e Lili Fernandes
da turma 2. 2011
Alunos da Matéria Televisão e Vídeo. Texto referente ao Conteúdo do Seminário sobre Adaptações Televisivas, realizado em 24/10/2011 

A televisão faz adaptações de obras impressas constantemente, mas um produto feito para mídia impressa e um feito para televisão tem características diferentes que devem ser levadas em conta durante a adaptação. Segundo Mckee “A força e encantos únicos do romance é a dramatização do conflito interno” e “o poder e esplendor únicos do cinema é a dramatização do conflito extrapessoal, imagens grandes e vívidas de seres humanos envolvidos por sua sociedade e ambiente, se digladiando com a vida.” Já os quadrinhos ficam no meio termo entre o romance e o cinema, pois apesar de ser uma série escrita onde é possível explorar conflitos externos facilmente ela é uma mídia bastante visual.

Uma das maiores preocupações ao se adaptar algo para televisão é a necessidade de atingir um grande público, isso junto com as características de cada mídia torna necessário se fazer uma série de mudanças no material original durante sua adaptação, o grande desafio é como fazer essas mudanças sem perder a essência do original.

A linguagem usada na televisão, por exemplo, é mais fácil do que a usada em livros. O Inglês usado na série de livros A Song of Ice and Fire é mais complexo do que o usado na série de TV Game of Thrones, usando termos antigos como hearth para lareira e designando animais pelo seu nome específico – um cavalo não é chamado de horse sim de mare, filly, gelding ou stallion.

Alguns fatos e/ou eventos do material original também são mudados. Alguns por serem considerados inapropriados para televisão; outros por medo de que eventos que ocorrem no material original levem a uma queda de audiência na televisão. Na série de livros Gossip Girl, por exemplo, os personagens adolescentes fumam constantemente. Na série de televisão é algo raro. Segundo uma reportagem de 8 de fevereiro de 2011 do jornal Los Angeles Times, em uma pesquisa feita por Columbia University Leagacy sobre tabaco e séries de televisão voltadas para adolescentes, durante os três meses que durou a pesquisa não houve qualquer menção à fumo na séries, nenhum dos personagens apareceu fumando e nenhum produto que contenha tabaco apareceu ou foi mencionado no programa.


Nos quadrinhos The Walking Dead o personagem Carl Grimes, de sete anos de idade, anda com uma arma de fogo na cintura e matou logo no começo da série Shane Walsh com ela por achar que Shane iria matar Rick (pai de Carl). Na séries de televisão Shane não é morto e Carl não tem permissão dos pais para usar nenhum tipo de arma.


Na série de livros A Song of Ice and Fire a personagem Daenerys Targaryen tem apenas 13 anos; na série de televisão Game of Thrones ela tem 18 anos e a atriz que faz o papel tem 24 anos. Por ser uma personagem com muitas cenas de sexo e nudez não seria possível na televisão que Daenerys tivesse apenas 13 anos.

Há também o fato de que o público está acostumado a tudo voltar a ser o que era antes ao fim de cada episódio de uma série de televisão. Isso faz com que os produtores tenham medo de uma reação negativa se algo que não possa ser revertido acontecer.  Isso faz com que, por exemplo, casais que duram poucas páginas em uma série de livros escrita dure, entre idas e vindas, para sempre na televisão.

Na adaptação da Rede Globo de O Auto da Compadecida em mini-série, personagens de outras obras do autor Ariano Suassuna são trazidos para inserir elementos que faltarim na história original para o que o público televisivo está acostumado, como a personagem Rosinha - trazida para criar um par romântico com o protagonista Chicó. Quanto à diferença na linguagem de mídias, uma das principais conseqüências para a história é a subtração ou adição de personagens. Nesse mesmo exemplo podemos lembrar-nos da exclusão do personagem Palhaço, que é como um apresentador que tem a essência totalmente vinculada a linguagem teatral na qual a obra foi escrita, e que não caberia na nova mídia para a qual foi passada.

Mudanças são necessárias ao se passar uma estória de uma mídia para outra, mas como disse Robert Kirkman, criador da série de quadrinhos The Walking Dead em uma entrevista sobre a segunda temporada da série de televisão, mudanças são necessárias, entretanto é necessário manter a essência para que a série continue tendo na televisão o mesmo espírito que tem na série escrita.


Na televisão brasileira, pode-se analisar a passagem da literatura para a tela, tendo como fonte "Os Maias - A Literatura na Televisão", escrito por Antonio da Silveira Brasil Junior, Elisa da Silva Gomes e Maria Zenun de Oliveira. Na relação entre cultura erudita e cultura de massa encontramos similaridades e diversidades, constatando um processo de hierarquização das duas formas artísticas.

A televisão reina absoluta no acesso à informação, cultura e lazer de grande parte da população brasileira, pois como meio de comunicação de massa, atinge 145 milhões de brasileiros. Isso leva-nos a pensar sobre a postura da sociedade frente a esse meio de comunicação. Na televisão e suas minisséries, a Rede Globo de Televisão inicia o formato em meados da década de 80. De 84 a 2003, na Rede Globo, 31 minisséries tiveram como base textos literários, sendo a maioria de autores do século XX, sendo 10 da Academia Brasileira de Letras.

Independente do sucesso da minissérie na TV, a dramaturgia televisiva inspirada na literatura tem o mérito de movimentar as livrarias. A minissérie é produzida com “ares de cinema” para oferecer “biscoito fino para as massas”, segundo a jornalista da Folha de São Paulo, Cláudia Croitor. Segundo críticos, a televisão funciona como narcótico, privilegiando a baixaria, pois é isso que o público gosta e assiste. Discurso incoerente com a emissora que tem como slogan o “padrão Globo de qualidade” – que padrão é esse que não educou seu público para apreciar produtos de qualidade? Além de que, analisando o aspecto político, pode-se perguntar até onde é interessante educar? Segundo pesquisa: “Qualidade derruba Ibope de Os Maias”. Para os críticos, o público mostrou-se incapaz de apreciar uma produção qualificada e sofisticada por encontrar-se emburrecido pelo processo de massificação.

As adaptações de obras literárias para a TV que se prendem muito à fidelidade do texto escrito – como uma reverência ao sagrado cultural – pecam sem a devida atenção aos padrões internos da transposição para o outro meio de comunicação. Deve-se sempre lembrar que quando passa para o meio televisivo, torna-se um novo produto cultural.

Quando o produto televisivo é de grande qualidade rompe com a expectativa e com a percepção do telespectador.  Podemos citar como exemplos: filmagem em película, linguagem rebuscada, descritismo obsessivo e lentidão. Outro problema cultural é a de que a suposição de que os fatos históricos serão facilmente reconhecíveis pelo telespectador.



 
 
 
 
 
 
 
 
Comparação entre personagens da série The Walking Dead  
e suas contrapartes na série de quadrinhos original

Bibliografia

MARTIN, George R. R.. A Song of Ice And Fire. New York, Bantam Books, 1996 -2011.
KIRKMAN, Robert. The Walking Dead. California, Image Comics, 2003-2011.
ZIEGESAR, Cecily von. Gossip Girl. New York, Hachette, 2002-2009.
HARRIS, Charlaine. The Southern Vampire Mysteries. NewYork, AceBooks, 2001-2011.
McKEE, Robert. Story. Curitiba, Arte & Letra, 2010.
FIGEIREDO, Vera Lúcia F. Narrativas Migrantes: Roteiro, Literatura e Cinema, Rio de Janeiro, Editora PUC Rio, 2010.
SUASSUNA, Ariano. O Auto da Compadecida. Rio de Janeiro, 2001.
SUASSUNA, Ariano. O Santo e a Porca. Rio de Janeiro, 2002.

Webgrafia

http://en.wikipedia.org/wiki/Felicity_(TV_series)
http://www.post-gazette.com/tv/20000121owen3.asp
http://web.archive.org/web/20080603041720/http://www.graphicnovels.brodart.com/history.htm
http://www.teachingcomics.org/index.php?option=com_content&view=article&id=52:Definition%20of%20Comics&catid=35:Exercises&Itemid=55
http://articles.latimes.com/2011/feb/08/news/la-heb-smoking-on-tv-20110208
http://www.nypost.com/p/blogs/popwrap/item_FL5tPBce0U7OsRteW06D7M
http://awoiaf.westeros.org/
http://walkingdead.wikia.com/wiki/The_Walking_Dead_Wiki
http://tv.ign.com/articles/117/1175640p1.html
http://www.ign.com/videos/2011/10/19/nycc-walking-dead-secrets-revealed
http://comics.ign.com/articles/121/1210161p1.html
http://www.hbo.com/
http://www.cwtv.com/
http://www.georgerrmartin.com/
http://www.ifcs.ufrj.br/~habitus/2antonio.htm

Filmografia
  • The Walking Dead
  • Game of Thrones
  • Gossip Girl
  • True Blood
  • Felicity
  • Os Maias
  • O Auto da Compadecida

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