Promoção: Centro de Estudos de Telenovela da ECA-USP; Programa Globo Universidade e Escola de Comunicações e Artes
Local: Teatro Vivo - Rua Dr. Chucri Zaidan, 860 – Morumbi (São Paulo)
Data: 21 e 22 de novembro de 2011
Horário: 9h às 19h30
O CETVN - Centro de Estudos de Telenovela da ECA-USP e o Programa Globo Universidade e ECA/USP realizarão o III ENCONTRO OBITEL NACIONAL DE PESQUISADORES DE FICÇÃO TELEVISIVA NO BRASIL, na cidade de São Paulo, nos dias 21 e 22 de novembro de 2011.
O Centro de Estudos de Telenovela (CETVN) faz parte da Escola de Comunicação e Artes da USP e foi criado para apoiar e desenvolver pesquisas na área de ficção televisiva. Atualmente os esforços do núcleo estão direcionados principalmente para o desenvolvimento do Observatório Iberoamericano de Ficção Televisiva (OBITEL).
O Centro de Estudos de Telenovela (CETVN) da Universidade de São Paulo (USP) é sediado na Escola de Comunicações e Artes (ECA) e é o primeiro centro de referência no Brasil destinado exclusivamente à pesquisa e documentação sobre telenovela e ficção seriada.
Desde sua criação vem realizando e apoiando pesquisas, promovendo eventos, cursos, seminários, consultorias e edição de publicações, além de desenvolver projetos e estudos sobre as características da telenovela, influências, teledramaturgia e linguagens.
Entre os principais objetivos e atividades desenvolvidas pelo Núcleo, distinguem-se:
- Promoção e realização de pesquisas, cursos, seminários e outras atividades de natureza acadêmica, tendo em vista estudos comparados sobre Telenovela e outros produtos de Ficção Televisiva Seriada (minissérie, séries, unitários).
- Criação de um acervo documental que abranja vários tipos de suportes. Ele mesmo, não é apenas integrado por material audiovisual mas também por matérias de jornais, revistas especializadas (clipping), roteiros, publicações particulares e discos de trilhas sonoras.
- Criação de uma base de dados de Teses e Dissertações sobre ficção televisiva defendidas em Programas de Comunicação no Brasil.
- Criação de uma base de dados de artigos científicos sobre ficção televisiva publicados em periódicos, livros e anais de congressos nacionais.
- Organização de uma biblioteca especializada (livros, teses, periódicos, etc) em ficção seriada, tanto de autores nacionais quanto internacionais.
- Cooperar com a USP no sentido de divulgar os conhecimentos adquiridos. Cooperar ainda com outras Instituições de ensino e de pesquisa, no sentido de divulgar os conhecimentos adquiridos.
- Relacionar-se e promover intercâmbio com empresas produtoras de Telenovela e outros produtos da Ficção Televisiva Seriada, como CGCOM da Rede Globo e o grupo IBOPE Mídia, e com Instituições nacionais e internacionais afins.
- Monitoramento permanente da ficção televisa no Brasil, através da observação da programação das redes nacionais abertas de televisão
- Atendimento a pesquisadores de qualquer Instituição acadêmica interessados em desenvolver projetos no campo da Telenovela e outros produtos da Ficção Televisiva. [Clique Aqui]
Sabe-se que a ficção televisiva é hoje um enclave estratégico para o audiovisual nacional e ibero-americano, tento por seu peso no mercado televisivo como pelo papel que joga na produção de imagens que esses países fazem de si mesmos e através das quais se reconhecem culturalmente. A telenovela, especialmente, tem sido um fator determinante na criação de uma capacidade televisiva nacional que se projetou não só numa larga produção como também numa particular apropriação do gênero em cada país. Por isso, OBITEL integra-se aos esforços para a promoção da integração do espaço ibero-americano e também para a mobilização do mercado mundial da ficção televisiva.
O objetivo central é estimular a cooperação e o intercâmbio de conhecimentos para fomentar o desenvolvimento da pesquisa e da formação sobre a produção, circulação e recepção da teleficção no espaço audiovisual ibero-americano.
Para tanto, o Observatório pretende publicar um estudo anual da indústria ibero-americana, o Anuário Obitel, que visa apresentar tanto dados sobre a evolução da produção, recepção e impacto da ficção televisiva em cada um dos oito países, bem como realizar a comparação das características e tendências entre eles.
O marco teórico-metodológico é unificado e tem por base o monitoramento de todos os programas de ficção produzidos por esses países e levados ao ar durante o ano nos canais de televisão aberta.
Esse estudo sistemático da ficção televisiva no plano nacional, regional e internacional tem por finalidade nutrir projetos de investigação acadêmica e não-acadêmica e propor políticas públicas para a televisão, além de fornecer informação anual atualizada destinada ao conhecimento da produção ficcional televisiva de cada país e do espaço ibero-americano.
QUEM É OBITEL?
- Maria Immacolata Vassallo de Lopes - Universidade de São Paulo - Brasil (co-coordenação geral)
- Guillermo Orozco Gómez - Universidad de Guadalajara - México (co-coordenação geral)
- Gustavo Aprea - Universidad Nacional de General Sarmiento - Argentina
- Valerio Fuenzalida e Pablo Julio Pohlhammer – Pontifícia Universidade Católica de Chile - Chile
- Charo Lacalle - Universidad Autônoma de Barcelona - Espanha
- Juan Piñón e Viviana Rojas - New York University e University of Texas at San Antonio - Estados Unidos
- Isabel Ferin Cunha - Universidade de Coimbra - Portugal
- Rosario Sánchez – Universidade Católica do Uruguai - Uruguai
Comentários
Postar um comentário