Rio de Janeiro: TV a cabo legal - e mais cara - é o primeiro serviço que chega à Rocinha

Operadoras disputam clientes das favelas ocupadas pela polícia, onde imperava o 'gatonet'


[Publicado Originalmente no Site Veja On Line em 20 de novembro de 2011. Por Leo Pinheiro]

Governo do estado e prefeitura do Rio ainda estão planejando como levar os serviços públicos às favelas da Rocinha, Vidigal e Chácara do Céu, ocupadas no último domingo [13]. Outro serviço – privado, mas também desejado – chegou antes. E, na quinta-feira, foi a vez de um batalhão de vendedores de assinaturas de TV por assinatura invadirem os becos da favela. “A gente está acostumado a ver tevê a cabo, futebol e filme estrangeiro à vontade. Agora não quer voltar a assistir só novela. Ontem eu fiz uma assinatura, mas vou botar um ponto só. Antes eu tinha dois, o principal e o escravo”, conta um morador, explicando que o apelido do segundo ponto se deve à necessidade de assistir sempre ao mesmo canal, nos dois aparelhos de TV.

Pelo novo serviço, ele passará a pagar 49,90 reais pelo plano básico de 89 canais da operadora. O valor é o dobro dos 25 reais que pagava pelo “gatonet”. Ele, no entanto, não reclama do aumento do preço. Pior que isso é a demora na instalação. “Neste momento eu estou, digamos, sem cobertura de tevê a cabo. Eles disseram que vão iriam instalar em três dias, amanhã vence o prazo. Vamos ver se vão cumprir”, cobra o morador.

Além dele, outros 300 novos clientes da Sky aguardam instalação. Aline Santos consultora de vendas da empresa, conta que a Rocinha entrou nas prioridades dos vendedores de assinaturas. “Depois que o Nem foi preso as coordenadoras mandaram a gente vir para cá. O pessoal sabia que com a polícia aqui as ligações clandestinas iam ser cortadas e a gente ia precisar de muitos vendedores para atender a toda essa gente. A gente consegue vender, mas os técnicos não conseguem dar conta de colocar antena na casa de todo mundo”, justificou a vendedora.

Por toda a extensão da favela de cerca de 80 mil habitantes – dados oficiais do Censo, mas estima-se que sejam quase 200 mil os moradores – encontram-se encontra-se funcionários da operadora tentando dar conta da demanda repentina. Na Rua 1, que corta a comunidade de São Conrado à Gávea, há um “exército vermelho” de instaladores e consultores da operadora. “Tem mais vendedor aqui do que policiais. É mais fácil de achar os vermelhinhos do que os pretinhos” diz Aline, comparando a presença de seus colegas de empresa com os soldados do Bope.

Estar na favela, no momento em que milhares de consumidores que já conhecem e usam o produto precisarão tornar-se, de fato, clientes das operadores, desperta o apetite das empresas. A Via Embratel anunciou nesta sexta-feira o projeto Via Paz, que, em parceria com o governo do Rio, levará preços populares à Rocinha. A mensalidade é de 29,90 reais, com taxa de instalação de 50 reais. Essa tarifa já é oferecida no Alemão e na Vila Cruzeiro. O plano é estender o Via Paz a todas as comunidades que o estado declara ‘pacificadas’. O Via Paz inclui 99 canais, 49 de variedades - filmes, esportes, documentários infantis, canais abertos, noticiários e entretenimento em geral -, 32 canais de música e 18 rádios.


A TV Paga Popular
Discovery Home & Health faz sucesso nas regiões onde há UPPs


[Publicado Originalmente no Segundo Caderno do Jornal O Globo de 26 de novembro de 2011, página 10. Por Patrícia Kogut - Texto também disponível no Blog da Patrícia Kogut]

Com a coibição do “gatonet”, as famílias que vivem nas regiões onde há UPPs vêm aderindo à TV paga. Uma pesquisa feita pela Via Embratel — que oferece o serviço nessas áreas — revelou que o Discovery Home & Health é quem puxa as assinaturas nestas comunidades. O fato é curioso porque nunca antes na História da televisão por assinatura, um canal feminino liderou as preferências. O esportivos e os infantis sempre foram os mais queridos e, não à toa, encabeçam as pesquisas de audiência.

A pesquisa prova que as mulheres têm voz ativa em casa: Home & Health é uma escolha delas. O motivo, explicam as espectadoras, é que elas enxergam a televisão como um meio para o aprendizado. Aprender, para elas, significa receber ensinamentos para a vida prática. E este canal fornece dicas sobre como cuidar dos filhos, do marido etc.

O caminho das dicas eletrônicas vem sendo trilhado por outros canais em busca deste assinante emergente. A TV paga vive novos tempos e vem deixando para trás definitivamente qualquer traço mais elitista. Ela já se tornou menos segmentada, mais generalista e parecida com as emissoras abertas.

Basta uma olhada na grade do Discovery Home & Health para ter algumas pistas desta guinada. Há Mude meu Look; Esquadrão da Moda; Chega de Breguice; Cada coisa em seu Lugar e outras atrações do gênero. É puro serviço. Um movimento para se prestar atenção.

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