Web TV: Definição

por Jéssica Pacheco, Natasha Vieira e Luiza Agostinho
da turma 2. 2011
Alunos da Matéria Televisão e Vídeo. Texto referente ao Conteúdo do Seminário sobre Web TV, realizado em 24/10/2011 

WebTV, TVIP, ou TV na Internet é um gênero emergente do entretenimento digital distinta da televisão tradicional feita originalmente online via banda larga e redes móveis, transmite desde programas de televisão web à webséries. São naturalmente curtos (2-9 minutos), episódica, e produzido em temporadas.

As principais redes de televisão web incluem o WB.com, Hulu, MySpace, YouTube, Newgrounds, Blip.tv, e Crackle. Grandes empresas de produção de web televisão incluem Next New Networks, Vuguru, Revision3, Deca, Gerar LA-NY, e Take180.

A TV na web tem três tipos distintos:
  1. Os que se restringem à transposição de canais que já passam na TV para a web;
  2. Os que transmitem o conteúdo do canal convencional, porém tiram partido das vantagens da web;
  3. Outros ainda são produzidos e disponibilizados diretamente na web.
Uma das vantagens de se utilizar a TV na web é que os utilizadores, para além de assistirem ao conteúdo transmitido, podem interagir, dando sua opinião, participando de votações e enquetes, procurar informações de forma mais detalhada sobre um determinado assunto utilizando ferramentas de busca de forma rápida e prática. O utilizador passa de um formato de telespectador passivo para um formato mais ativo e interativo com a programação, em muitos casos ajudando a criar, melhorar e decidir sobre o rumo de um programa ou episódio.

Na Televisão na Internet, além do conteúdo ser visto principalmente no computador, pode-se montar uma programação para ser enviada por download. Entretanto, se o sistema escolhido for streaming, não há garantia de qualidade, podendo haver pausas ou interrupções no envio do conteúdo (por se tratar da rede pública). O dispositivo receptor usualmente é o computador. Além disso, espera-se com a IPTV um conteúdo de maior visibilidade, com canais como: FOX, Warner, entre outros já disponibilizados por companhias de TV a Cabo e DTH. Já existem algumas opções bastante conhecidas deste tipo de modelo, tais como o Joost, que distribui vídeos através de uma rede P2P, e o TVU Player, um player gratuito que exibe principalmente canais chineses e americanos. No Brasil só existem 2 TV Web com sua própria grade de programação ao vivo, a AllTV em São Paulo e a InfoTV Web. Outro marco brasileiro quando se fala em WebTV’s é a TV UERJ ONLINE, que existe há 10 anos e é a primeira WebTV Universitária do país.

Em 2008, a Academia Internacional de WebTV foi fundada com a missão de organizar e apoiar a comunidade de criadores de WebTV, atores, produtores e executivos. Ela administra a seleção dos vencedores dos Streamy Awards.

Surgimento dos primeiros programas

Em 1995, o publicitário nova-iorquino Scott Zakarin, após sonhar que filmava um programa para internet com pessoas que havia conhecido num chat, convenceu seus empregadores Fattal e Collins a criar uma WebTV dramática complementar ao drama de televisão Melrose Place. “The Spot” tornou-se o primeiro website episódico de ficção, a primeira novela na web. Foi também, nestes termos, o primeiro a ser financiado por publicidade de empresas como a Sony e Apple Computer. Ele apresentava atores bem aparentados em uma praia de Santa Monica. As personagens mantinham o que seria mais tarde chamado de blog, com clipes de filme e fotos de suas atividades. Os espectadores podiam enviar e-mails para o site e para o elenco para oferecer conselhos e fazer parte do enredo. A opinião da audiência foi utilizada pelos escritores para mudar o enredo e as plot-lines.

De acordo com Zakarin, no seu auge o site recebeu mais de 100000 acessos por dia, uma tremenda resposta para a sua época. O site ganhou um dos prêmios Webby Awards. No entanto, ainda era incapaz de gerar receitas suficientes para suportar a série e três séries irmãs, que atraíram, cada uma, um significativo número de seguidores, assim como concorrentes externos, tais como o “East Village”. Zakarin vendeu sua participação em 1996 para investidores que formaram a American Cybercast e depois foi demitido. Zakarin produziu outra série em quadrinhos, Grape Jam, antes de retornar à realização de mídia e cinema até retornar para a Internet com “Soup of the Day and Roommates”. “The Spot” continuou sendo transmitida com outras séries da American Cybercast, como a “Eon-4” – primeira websérie sci-fi - e “The Pyramid”, até que a empresa declarou falência em 1997.

Transmissão

A transmissão de sinal de TV via Web tornou-se possível devido ao advento da internet de banda larga e ao desenvolvimento de novas tecnologias ligadas ao mundo digital que possibilitam uma conexão em alta velocidade.

Pode-se citar como tecnologias que estão envolvidas nesse processo o peer-to-peer (P2P) e também o streaming. O desenvolvimento destes recursos tecnológicos foi importante nesse sentido, pois com eles os usuários não necessitam ter espaço para guardar arquivos em seu computador, podendo apenas entrar em um site e assistir online. E em alguns casos faz-se necessário baixar um programa, mas, a maioria dos programas, ocupa um espaço que fica em torno de 10 MB.

Transmissão ao vivo

A possibilidade de se assistir a programação via internet, em concomitância com a transmissão das emissoras, proporcionou que eventos esportivos também pudessem ser transmitidos ao vivo. Com isso, muitos websites especializados na transmissão de sinal televisivo propagaram-se, permitindo aos internautas acompanhar competições esportivas das mais variadas, desde o futebol, passando pelo basquetebol, pelo voleibol, o tênis, entre outros. 


Sites e programas utilizados na transmissão de eventos esportivos pela internet

Logo abaixo, encontra-se uma lista de sites e programas em que se pode transmitir e visualizar os sinais de televisão. Para a visualização e transmissão do sinal de TV, é necessário ter conexão de banda larga que oscila entre 450 Kbps e 1Mbps.

Roja Directa é uma página de internet em que é possível encontrar links que permitem assistir diferentes modalidades de esportes. Para tanto, há no site uma divisão que se abre, ao clicar sobre o nome do evento, que classifica os links em “P2P” e “non P2P”.

Para que seja possível ver os eventos a partir de links classificados como P2P é necessário obter o programa referido. E, para os classificados como “non P2P” não é necessário ter o programa instalado no computador.

Non P2P
- Justin TV: Plataforma em que é possível transmitir vídeos on line, inclusive, em tempo real. Para tanto se faz necessário o preenchimento de um cadastro.
- Ustream: Outra plataforma que permite a transmissão e a visualização de vídeos via internet. Para que seja possível transmitir basta fazer um cadastro no próprio site.
- Freedocast: Arquivo de media que se utiliza de tecnologia streaming para permitir aos usuários a transmissão de vídeos em tempo real, ou não. Para se transmitir, assim como nos citados acima, é necessário que haja um cadastro, no entanto, para a visualização não há necessidade de registro.

P2P
- Veetle: Entrando no site http://www.veetle.com/ pode-se cadastrar para transmitir vídeos em alta qualidade e também visualizar, sendo necessário baixar o programa disponível no mesmo endereço. O Veetle, por possuir canais em alta definição, necessita de mais velocidade nas conexões de internet do que outros dos programas aqui relacionados.
- UUsee: Através desse programa é possível transmitir e visualizar transmissões de sinais de televisão sem nenhum tipo de encargo.
- TVUplayer: Aplicativo de vídeo streaming. Transmissão em tempo real. Possui as grandes emissoras de televisão dos EUA, entre elas, ESPN, ABC, CBS e CNN.
- Tvants: Protocolo/programa que permite ver e transmitir sinal televisivo em tempo real, utilizando tecnologia P2P TV.
- Sopcast: Programa de computador desenvolvido por chineses capaz de exibir canais pagos de televisão no computador. É um dos programas que mais tem opções no que diz respeito a eventos esportivos.
- PPstream: Esse é outro programa de P2P TV que, assim como os outros, possibilita a transmissão e a visualização de TV on line.

Aqui foram citados apenas alguns dos aplicativos que permitem aos internautas transmitirem, ou apenas visualizar, canais de TV convencional e, consequentemente, partidas de diferentes modalidades através da internet e do uso de tecnologias como o P2P e o Streaming. Para além dos aplicativos referenciados, ainda há outros.

Entre os programas descritos no site Roja Directa como P2P, a maioria (por exemplo, PPStream, Tvants, UUsee) transmite canais de televisão chineses e de outros países asiáticos. 

YouTube Ao Vivo

Desde abril de 2011, os usuários do YouTube já podem visualizar transmissões ao vivo de uma partida da Indian Premier League Cricket ou uma palestra da Universidade de Stanford sobre o impacto da indústria de cigarros na saúde mundial. Mas a transmissão ao vivo pelo YouTube Live ainda é algo limitado. A companhia trabalhou com uma lista de parceiros selecionados até o momento. No entanto, o site espera aumentar essa lista nos próximos meses.

“Nós também vamos começar a liberar gradualmente nossa plataforma beta de streaming ao vivo, o que permitirá a parceiros do YouTube que possuam contas com boa reputação, realizar streaming de conteúdo ao vivo”, escreveram dois diretores da empresa em um post no blog oficial do serviço. 


WebTV Lésbica
Meios de Comunicação
- Fazem parte de um novo meio de broadcast apelidado de web televisão.
- Chance de ganhar uma versão pra TV.
- Legenda: se você tem um inglês decente o bastante pra assistir sem legenda.
- No exterior, existem produtoras voltadas somente para a produção de materiais voltados pra o público gay, além de festivais também voltadas pra esse público.

Temas - Temáticas que envolvem situações que são de costume no dia-a-dia de uma lésbica: como se assumir/assumir ou não, que tipo de lésbica você é, relacionamentos sérios e duradouros, mpb (mostrar vlog), a ex-namorada, o “rebu”, etc. Temas que SEMPRE aparecem em qualquer websérie lésbica, além da estória principal do plot. 

Investimento
- Nem todas são bem feitas (afinal, se fossem, teriam contrato com um canal de TV, não se limitando a web).
- Não ganham espaço por serem voltadas para um público muito restrito, apesar de numeroso. Produtores já não investem muito em web (somente publicidade), quanto mais em seriados.
- A quantidade de webséries com essa temática que tiveram sucesso é grande, por isso muitos outros continuaram a aparecer e vão continuar aparecendo.
- Exemplo The L e Anyone But Me: Se a produção faz sucesso, ganha destaque e mais investimentos, melhorando sua qualidade, assim como séries de tv.

Divulgação
- Promoção em conjunto: através de uma, você conhece outra. Bom espaço para publicidade.
- Só viraram programa em tv (apesar de fechada) nos EUA e na Inglaterra.

Sappho em Cena (2008):  Foi o primeiro programa de WebTV voltado para o público lésbico. Surgiu em 2008, criado a partir de uma mostra de cinema de filmes da mesma temática, que para abranger um maior público, resolveu criar o novo formato. Além de notícias culturais e voltadas pro público, ele exibiu o documentário “Falando de Mulheres e Amores”, filmados em Porto Alegre e Florianópolis. Não teve continuação. Duraram três meses.

Numa entrevista, o Dykerama – responsável pela WebTV, explica por que optaram pela internet na transmissão: “A internet é barata e democrática. O programa quer atingir o maior numero possível de mulheres e a net é o meio ideal para isso.”

Chica Busca Chica (2007): É uma série lésbica espanhola especialmente criada para a Internet. Estreou em 2007 e teve no 15º episódio. Stills da segunda temporada foram divulgadas e a estreia está prevista para 2012. Assim como a “Anyone but me”, usa o sistema de pay pal pra conseguir filmar a segunda temporada, agora com episódios de 30 minutos cada. Curiosidade: Usa músicas e referências ao Brasil.

http://www.seriechicabuscachica2.com/
http://chicabuscachica.tumblr.com/

Girl/Girl Scene (2011) - Baseada nas vidas e relações entre quatro amigas, essa web série vai onde nenhuma outra foi antes – entre as cobertas e as mentes e corações de lésbicas que vivem nas áreas de classe média dos EUA. Mas suportando os vários momentos chocantes e controvérsias, está um importante drama explorando os extremos inebriantes da vida moderna e amor. Com suas histórias às vezes engraçadas, mas sempre provocantes, Girl/Girl Scene é uma reflexão honesta, vibrante e imprescindível da cultura lésbica dos dias de hoje. Essa websérie lésbica ganhou o prêmio de melhor roteiro original da World Independent Film EXpo.

Anyone But Me: Mesma criadora de The L Word. Está na terceira temporada.
- Prêmios: Writers Guild Award / Webby Award Nomination for Online Film & Video – Drama / 2010 Streamy Awards - Rachael Hip-Flores - Best Female Actor in a Drama / Three awards at the 2nd Annual Indie Soap Awards: Outstanding Writing, Outstanding Guest Appearance (Liza Weil), and the Editor’s Award for Innovative Marketing & Fundraising / WGA Awards Honors ‘30Rock,’ ‘Anyone But Me’ in New Media…
- Season finale: After three seasons and 11 million views worldwide, we're bringing our groundbreaking series to an end with a special SERIES FINALE, dedicated to our fans. 
We plan to air the extra long episode in early 2012. And we need your help. Any amount you can give will go a long way.


*THE WEBBY AWARDS. The Webby Awards is the leading international award honoring excellence on the Internet. Established in 1996 during the Web's infancy, the Webbys are presented by The International Academy of Digital Arts and Sciences, which includes an Executive 750-member body of leading Web experts, business figures, luminaries, visionaries and creative celebrities, and Associate Members who are former Webby Award Winners and Nominees and other Internet professionals.

The Academy is an intellectually diverse organization that includes members such as musicians Beck and David Bowie, Internet inventor Vint Cerf, President & Editor-in-Chief of AOL Huffington Post Media Group Arianna Huffington, Twitter Founder Biz Stone, "The Simpsons" creator Matt Groening, Foursquare Founder Denis Crowely, Virgin Atlantic Chairman and Founder Richard Branson, Global Interactive Executive Creative Director Iain Tait, and The Weinstein Company Co-Founder Harvey Weinstein. Members also include writers and editors from publications such as The New York Times, Wired, Details, Fast Company, Elle, The Los Angeles Times, Vibe, and WallPaper. The 15th Annual Webby Awards received nearly 10,000 entries from over 60 countries and all 50 states and generated over 750 million media impressions worldwide.

Reflecting the tremendous growth of the Internet as a tool for business and everyday lives, the 16th Annual Webby Awards expands the mission of the Webby by honoring excellence in over 100+ Website, Interactive Advertising, Online Film & Video, and Mobile & App categories.

The Webby Awards presents two honors in every category -- The Webby Award and The People's Voice Award -- in each of its four entry types: Websites, Interactive Advertising, Online Film & Video and Mobile & Apps. Members of The International Academy of Digital Arts and Sciences select the nominees for both awards in each category, as well as the winners of the Webby Awards. However, you, the online community, determine the winners of The People's Voice by voting for the nominated work that you believe to be the best in each category. Each year, the People's Voice Awards garners hundreds of thousands of votes from the Web community all over the world.

Comentários

  1. No brasil além das duas TVs Webs citadas, há também a web Tv MultiRio, Canal da prefeitura do Rio de janeiro, voltado para educação e cultura.
    http://multirio.rio.rj.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=25&site=webtv&Itemid=75

    ResponderExcluir
  2. em Minas temos a www.tvportalweb.com - confira nossa programação!

    ResponderExcluir

Postar um comentário