O futuro do audiovisual em três dias

[Publicado originalmente no Jornal O Globo - 04 de março de 2012, por André Miranda]

Em sua segunda edição, o RioContent- Market mostrou a força da produção de conteúdo audiovisual do Brasil em suas várias vertentes. O evento, que foi realizado num hotel da Barra da Tijuca entre quarta e sexta-feira passadas, reuniu 2.110 participantes de 23 países. Foram 54 mesas de debates e negociação, com a presença de 225 palestrantes. 
Nomes como Jack Bender, diretor da série “Lost”, e Jason Ropell, vice-presidente de Conteúdo da NetFlix, estiveram por lá. Além de negócios entre produtores, canais e empresas de transmídia, os acordos assinados no RioContentMarket incluíram um protocolo de cooperação entre a Associação Brasileira de Produtores Independentes de Televisão (ABPITV) e a britânica Producers Alliance for Cinema and Television (Pact). 
Anteontem, perto do encerramento do evento, o produtor Jonathan Taplin participou de uma mesa intitulada O Futuro da TV e do Conteúdo. Tendo no currículo a produção de filmes como “Caminhos perigosos” (1973) e “O último concerto de rock” (1978), ambos de Martin Scorsese, ele disse: “Se eu fizesse um filme hoje, não o distribuiria por vias normais. Mas o colocaria à disposição no YouTube e pediria US$ 1,5 para cada um que assistisse.” 
O RioContentMarket, definitivamente, falou sobre o futuro. (A.M.)

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