[publicado em Folha de S.Paulo - Outro Canal, por Keila Jimenez]
O Ministério de Justiça lançou no dia 19 de março uma nova
campanha de conscientização da classificação indicativa, mas não encontrou
vitrine. As emissoras de TV ainda não compraram a ideia.
Batizada de “Não se Engane”, a campanha pretende alertar os
pais sobre a influência que a TV e cinema podem ter na formação das crianças.
O ministério criou dois filtros de animação em toy art
(personagens que parecem brinquedos) que tratam de temas como drogas e
violência. Eles mostram como as crianças tendem a repetir o que veem na TV.
O MJ esperava exibir os filmes nas emissoras privadas,
públicas e nos cinemas. Segundo o órgão, como se trata de uma campanha de
adesão, os canais não são obrigados a exibir e, se preferirem, podem criar suas
próprias campanhas no mesmo contexto.
Com exceção da Record, que já exibiu os filmetes, Globo,
Band, SBT e RedeTV! ainda não aderiram. A Folha apurou no mercado que as redes
não gostaram muito do mote da campanha.
A Globo diz, via assessoria, que apoia a causa e que fez
suas próprias peças publicitárias sobre o assunto. Está esperando o retorno do
ministério para exibi-las. A Rede TV! Diz
que só ficou sabendo da campanha na semana passada. Band e SBT não comentaram o
assunto.
[postado por Marina Moreira]
Para quem quiser ver esses vídeos estão no Youtube:
ResponderExcluirhttp://www.youtube.com/watch?v=5s-q-nh5m4E
http://www.youtube.com/watch?v=PxAmbUSwkvE&feature=endscreen&NR=1