Canais ignoram campanha de classificação indicativa

[publicado em Folha de S.Paulo - Outro Canal, por Keila Jimenez]


O Ministério de Justiça lançou no dia 19 de março uma nova campanha de conscientização da classificação indicativa, mas não encontrou vitrine. As emissoras de TV ainda não compraram a ideia.

Batizada de “Não se Engane”, a campanha pretende alertar os pais sobre a influência que a TV e cinema podem ter na formação das crianças.

O ministério criou dois filtros de animação em toy art (personagens que parecem brinquedos) que tratam de temas como drogas e violência. Eles mostram como as crianças tendem a repetir o que veem na TV.

O MJ esperava exibir os filmes nas emissoras privadas, públicas e nos cinemas. Segundo o órgão, como se trata de uma campanha de adesão, os canais não são obrigados a exibir e, se preferirem, podem criar suas próprias campanhas no mesmo contexto.

Com exceção da Record, que já exibiu os filmetes, Globo, Band, SBT e RedeTV! ainda não aderiram. A Folha apurou no mercado que as redes não gostaram muito do mote da campanha.

A Globo diz, via assessoria, que apoia a causa e que fez suas próprias peças publicitárias sobre o assunto. Está esperando o retorno do ministério para exibi-las. A Rede TV!  Diz que só ficou sabendo da campanha na semana passada. Band e SBT não comentaram o assunto.

[postado por Marina Moreira]

Comentários

  1. Para quem quiser ver esses vídeos estão no Youtube:

    http://www.youtube.com/watch?v=5s-q-nh5m4E

    http://www.youtube.com/watch?v=PxAmbUSwkvE&feature=endscreen&NR=1

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