Com estreia prevista para junho,
canal comandado por neto de Roberto Marinho mira público com idades entre 5 e 8
anos
“Detetives do Prédio Azul” é a
primeira das produções nacionais;
programação evitará desenhos violentos.
[publicado orginalmente em Folha de S.Paulo, por Anna
Virginia Balloussier].
Em 1965, a TV Globo estreava dando atenção especial ao
público infantil, com programas como “Uni Duni Tê” e “Capitão Furacão”.
Aqueles baixinhos cresceram, e hoje seus filhos não têm o
mesmo espaço na emissora. Em compensação, o conglomerado de Roberto Marinho
(1904-2003) cria uma “puxadinho” na TV paga a ser ocupado só pela grade
infantil. Em junho, a Globosat vai estrear seu primeiro canal para crianças, o
Gloob, sob comando de Paulo Marinho. Neto do “doutor Marinho”, ele começou nas
Organizações Globo como estagiário, no final dos anos 1990.
O “timing” do lançamento não terá sido aleatório: na TV
aberta, a empresa enxugará, no segundo semestre, sua programação para menores.
Já na TV por assinatura, quanto mais baixinhos o
público-alvo, maior a audiência. Os canais líderes são infantis: Discovery Kids
e Cartoon.
A Globo não quis começar um “jogo voraz” por audiência e
mira outro segmento mal coberto na TV paga: a faixa de cinco a oito anos.
Segundo Marinho, a nova oferta global será “politicamente correta”. Ou seja:
nada de desenhos violentos ou sexualizados. “Queremos passar bons valores.
Temos batido bastante nessa tecla”, diz. Apresentadoras de roupa curta viram
relíquia. “Não estou dizendo se é bom ou ruim, mas a figura do apresentador não
tem sido fundamental.”
Essencial mesmo, para o canal estreante, é aumentar a
produção nacional voltada ao público infanto-juvenil – e, eventualmente, virar
um exportador do gênero.
“Mais de 60% do nosso orçamento é gasto com produção
brasileira”, conta Marinho. Por ora, esse montante só consegue bancar 20% das
atrações necessárias para montar a programação. Por isso, no primeiro ano,
dominarão títulos estrangeiros.
ELEMENTAR, CARO GLOOB
Uma pesquisa para formatar o canal revelou o que as crianças
querem ver: muito humos, canção e aventura.
Por ora, a grande aposta é “Detetives do Prédio Azul”, série
feita em parceria com a Conspiração Filmes. Liderada por três atores mirins,
deve ter duas historinhas seguidas de 15 minutos.
“É raro uma narrativa inteira de meia hora”, diz Luiz
Noronha, produtor-executivo da Conspiração. Afinal, o foco desse público
multimídia, acostumado a estímulos mil, pode se esvair mais rápido do que o
tempo necessário para se dizer “Gloob”.
[postado por Marina Moreira]
O Gloob vai ter que concorrer com o Discovery Kids, o público alvo é o mesmo, os tipos de desenhos também e até o "Detetives do Prédio Azul", tem como concorrente "O Esconderijo Secreto"que também conta com 3 atores mirins. Além da exportação de desenhos que já existem, como "O meu amigaozao"e "peixonauta".
ResponderExcluirVamos ver quem vai ganhar essa...