[Publicado originalmente na Folha de São Paulo em 23 de abril de 2012 por Sandro Macedo]
Idade de apresentadores do “Cartãozinho Verde” vai de 8 a 11 anos.
Cristina Mutarelli entre as crianças de “Cartãozinho Verde”
|
Na nova mesa- redonda da TV, as discussões são menos acaloradas e mais atreladas às quatro linhas. E o telespectador não precisa se preocupar se os comentaristas parecem puxar a brasa para determinada sardinha, pois eles já entram no ar devidamente uniformizados.
Assim é “Cartãozinho Verde”, programa de debate esportivo da Cultura, com o palmeirense Eric Lanfredi, o corintiano João Alves Braga, o santista Matheus Ribeiro e o são- paulino Pedro Crema. Todos entre 8 e 11 anos.
No comando da mesa, a atriz e arte- educadora Cristina Mutarelli aborda os temas de sempre, mas municiada de cartões amarelo, vermelho e verde, um apito e até uma bandeirinha, que ela não sabe muito bem como usar.
Quando umdos pupilos fala que o time ganha muitos “troféis” em vez de troféus, cartão vermelho na hora.
Os comentários são tão ingênuos quanto carregados de uma verdade ausente entre os adultos. Quando Ganso faz umbelo gol de cobertura, em vez de falar da visão de jogo do santista, o jovem analista solta um “ele chutou daquele jeito para humilhar”. Estreia hoje QUANDO de seg. a sex., às 19h15 CLASSIFICAÇÃO livre.
[Postado por Mariana Galvão]
Sei não. "Cartãozinho Verde" não parece nome de programa que vai para frente.
ResponderExcluirCostumava admirar a TV Cultura pela sabedoria com que tentavam ensinar e inserir conteúdos educativos sem, no entanto, sufocar os programas infantis ou fazer da lição algo bem maior que a narrativa. Castelo Ra-Tim-Bum era um bom exemplo. Parecia menos aula e mais teatro. Está aí o carisma - de aprender natural, sem carecer de caderno e lápis.
Agora, esta história de "cartão vermelho" para corrigir erros de ortografia... Soa tão óbvia e bobalhona que poderia ser ideia do Luciano Huck. Sutileza e criatividade estão aí para serem bem usadas.
Resultado da coisa. Se Castelo Ra-Tim-Bum poderia ser visto por gente de quase todas as idades, "Cartãozinho verde" deve ser duro de engolir, mesmo para os desesperados amantes de futebol. (Como o Victor. Para seguir na piada.)
É o fim do fim da cadeia segmentada. Um programa para crianças, que, ao mesmo tempo, gostem de futebol e aturem aula de gramática.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirTem o link de um dos programas para quem quiser ver como a parada é:
ResponderExcluirhttp://www.youtube.com/watch?v=NCPn27E3QYo
Cara, sem muita firula de aluna de cinema: eu achei as crianças uma graça, sabe. Mas achei bizarra a figura da Cristina. É perseguição, ou ela estava mesmo fazendo aquele papel de professora "estou aqui para te proteger"? E aquela bancada horrorosa? Sei lá, eu achei as crianças descontraídas e tal (tenho dúvidas se rola texto decorado, mas...), mas a figura da Cristina...
Pelo o programa dura só 12 min.
Concordo, Marina!
ResponderExcluirEu fiquei sem entender o motivo da mulher estar ali pra falar a verdade, talvez fizesse mais sentido se colocassem no mínimo alguém que entendesse de futebol ou deixassem as crianças sozinhas, não ia ser a primeira vez que teríamos um programa apresentado exclusivamente por crianças. Acho muito difícil durar, é aquele programa que segue a mentalidade que criança engole qualquer coisa...