'TV Globinho perde menos público do que Bem Estar


[publicado originalmente em Outro Canal, por Keila Jimenez - Folha de S.Paulo]



Com estreia programada para julho, a nova atração de Fátima Bernardes tem uma sinuca de audiência pela frente. A Globo, que já anunciou que vai tirar a "TV Globinho" de suas manhãs para encaixar a nova atração, enfrenta problemas maiores de audiência com outro programa: o "Bem Estar".

Dados do Ibope em São Paulo mostram que o programa sobre saúde foi o que mais perdeu público no último ano, e não a sessão de desenhos já fadada à extinção (confira gráfico ao lado).

De sua estreia, em 21 de fevereiro do ano passado, até o dia 10 de abril deste ano, o "Bem Estar" perdeu cerca de 40% de audiência. Caiu de 8,1 pontos (fevereiro de 2011) para 4,8 pontos (abril deste ano). Cada ponto equivale a 60 mil domicílios na Grande São Paulo.

No mesmo período, o "Mais Você" foi de 6,5 pontos (fevereiro de 2011) para 5,9 pontos (abril). A atração de Ana Maria Braga perdeu 9% de seu público. Já a "TV Globinho", que marcou média de 7,9 pontos na época do estreia do "Bem Estar", registrou em abril, até o dia 10, média 5,3 pontos, uma queda de 32% de audiência.

Mesmo com essa queda maior, a Globo diz, via assessoria, que o "Bem Estar" não sairá do ar nem deve virar apenas um quadro de alguma atração. 



[postado por Marina Moreira]

Comentários

  1. Será que a paulatina extinção de uma formato clássico da tv matutina - desenhos animados e programação infanto-juvenil - indica também uma mudança de público potencial?
    Quero dizer, o espectador essencial - ou o "filé" como bem nos diria o Muanis - da tv pela manhã tornou-se, também aqui, a boa dona-de-casa (interessada em dicas sobre o lar e sobre o bem viver da família) e não mais as crianças em folga escolar?

    Tenho percebido que os pequenos de hoje passam muito mais tempo na escola que, por exemplo, este menino que eu fui - digamos, 8 anos atrás. Mais um presente que se ganha com a dedicação religiosa dos pais e da sociedade em geral a este jogo entre adultos: que é o mundo profissional.

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  2. Você aponta uma questão relevante Bernardo! Mas se pensarmos pela televisão fechada, a audiência dos canais infantis - Cartoon Network e Discovery Kids - é bem alta, perdendo apenas para o Sportv, que é o campeão absoluto quando durante todo o ano - tirando quando o Big Brother está no ar, que o Multishow ganha. Ou seja, audiência tem.

    O horário da manhã era cativo das crianças na TV aberta, talvez tenha passado para esses programas de dona de casa porque boa parte da audiência infantil migrou para os canais segmentados infantis, com programação que atrai mais às crianças. É digno de nota que a televisão aberta nos últimos anos tem uma programação infantil indigente. Depois de um sem números de apresentadoras acéfalas, a única coisa boa na TV aberta para crianças era o Castelo Rá-tim-bum e a TV Colosso. Agora nem o filé e nem o contra-filé, apenas o churrasquinho de gato...

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  3. Eu acho que um dos maiores problemas na programação infantil da TV aberta, pensando em canais como a Globo e o SBT, é que eles não se arriscam numa produção original, nova, mas sim dependem da compra de produtos que comprovadamente deram certo (ou parecem ter dado). Fiquei bastante surpresa com o investimento da Globo na produção da animação do Sítio do Picapau Amarelo em animação.

    A tendência é que sempre fiquem com os restos da TV por assinatura quando se trata do público infantil, tanto que até hoje passam na TV as animações pré-históricas do Mickey, Picapau, Tom e Jerry... Fora episódios de séries mais atuais que já cansaram de serem exibidos no Cartoon ou no Disney Channel. É triste, porque enquanto isso existem animadores brasileiros cheios de ideias que acabam tendo que procurar asilo no mercado externo. A TV Brasil passa algumas animações brasileiras no domingo de manhã, algumas muito boas, mas que criança assiste à TV Brasil?

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  4. A TV Brasil tem uma produção de produtos infantis muito interessante. Eu to com exemplos antigos, mas ainda válidos, que são as séries do Menina Maluquinho e A Turma do Pererê. Como o Muanis costuma dizer nas aulas e eu concordo plenamente: a TV Brasil é muito boa. Eu quando mais nova passava o sábado inteiro assistindo.
    Mas sabe, não existe propaganda da TV Brasil, ela não sai do casulo, sei lá, acho que é estigmatizada por ser uma "TV pública".
    Sobre a matéria, eu acho muito louca essa retirada dos programas infantis. Como criar a "fidelidade" ao canal desde de criança? A Globo aberta tá chutando seus futuros consumidores. Tá bom, eu sei que não é tão terrorista assim, mas é estranho.
    De fato, se a gente for pensar que a TV fechada está disseminada nos quatro cantos do Rio de Janeiro (pelo menos), é difícil competir com canais que só passam conteúdo infantil. E com conteúdo de origem nacional, como o Peixonauta! Além disso, como apontou a Helena no seu comentário, aqui no blog (http://tvemrevistauff.blogspot.com.br/2012/04/twitter-and-tv-how-social-media-is.html) tem produções na internet para crianças, mas desconheço outras além da Galinha Pintadinha.

    Por um lado, como apontou Bernardo, as crianças passam mais tempo na escola. E sim, as crianças assistem a TV fechada, mas nada disso impede que fossem feitos bons programas na TV aberta. Pq se for pra passar esses repetecos (Dragon Ball Z, Caverno do Dragão, que só eu vou ver) é melhor deixar de passar.

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