Apresentadora faz da TV confessionário


Todos os acontecimentos mais relevantes da vida pessoal de Xuxa foram anunciados diante de câmeras da Globo.
Revelações feitas em quadro do 'Fantástico' elevaram em 20% a média de audiência do programa dominical.

[Publicado originalmente na Folha de São Paulo por Keila Jimenez em 22 de maio de 2012]
Xuxa durante o quadro "O que vi da vida" no Fantástico.

Antes de o "Big Brother Brasil" existir, Xuxa já tinha seu "confessionário": sempre recorria à TV quando tinha algo a revelar.

Ao começar o namoro com Ayrton Senna, em 1988, o levou ao "Xou da Xuxa". Em 1997, anunciou a gravidez no "Domingão do Faustão", ao qual voltou, em 2002, para contar o fim da parceria profissional com Marlene Mattos.

No último domingo, ao protagonizar o quadro "O Que Vi da Vida", do "Fantástico", não foi diferente. Entre revelações, destacou-se o relato bombástico de que sofreu abusos
sexuais na infância.

Idealizado e dirigido pelo casseta Cláudio Manoel, o quadro é uma entrevista intimista em que uma celebridade narra sua vida por meio de temas-chave, como infância, juventude,
fama e amor.

Os depoimentos são gravados numa sala reservada, na qual só ficam os câmeras e o entrevistado. O diretor faz as perguntas de outra sala, atrás de um vidro. Não há pauta ou pré-entrevista: o entrevistado chega, grava e vai embora. Não participa da edição.

Desde que surgiu, no ano passado, o quadro tem em sua mira nomes como Xuxa, Faustão e Hebe Camargo.

Neste ano, após gravar um episódio de "As Brasileiras" com Cláudio Manoel, Xuxa topou participar.

No dia 11 de maio, foi aos estúdios da Globo especialmente para a entrevista.

Xuxa surpreendeu a todos, dentro e fora da Globo, ao relatar ter sofrido abusos até os 13 anos. Emocionada, disse que luta para que "nenhuma criança sofra" algo parecido. "Sei o que criança sente."

Disposta a abrir o jogo, citou três pessoas que teriam praticado os abusos: o melhor amigo do pai, um professor e um pretendente de sua avó. O diretor não fez perguntas sobre o tema, e Xuxa seguiu despejando o que sentia.

Falou do início da carreira e dos relacionamentos com Pelé e Ayrton Senna - disse que, se houver "alma gêmea", a sua era o piloto. "Um dia a gente vai se encontrar de novo", afirmou. Disse ainda que Michael Jackson propôs a ela casamento e filhos.

As revelações renderam recorde de audiência ao "Fantástico". O dominical, que vinha alcançando, com dificuldade, média de 20 pontos no Ibope, chegou anteontem
a 24 (cada ponto equivale a 60 mil domicílios na Grande SP). O quadro, que costuma ter de 15 a 20 minutos, durou 25.

Procurada, Xuxa não quis se pronunciar. Na Globo, é dado como certo que ela não voltará ao tema no ar.

[Postado por Mariana Galvão]

Comentários

  1. o mais interessante disso para mim, realmente, é a repercussão que a internet dá a essas notícias. eu não vi esse programa ainda, mas fui ler as notícias na internet. uma das primeiras que surgiu é a da globo - por isso ela seguia um molde muito condizente com o programa de tv: alguns trechos do depoimento da xuxa, estatísticas de crianças abusadas na infância e uma retomada da vida da xuxa ("a infancia", "o começo", "os amores", "a fama" e "o encontro com Michael Jackson"). nenhuma crítica, nenhuma dúvida. cumpriu-se seu papel.

    agora, nem precisei ir para uma página diferente da da globo para encontrar opiniões diferentes sobre o programa confessionário. nos próprios comentários já tinha muitas pessoas revoltadas, duvidando da confissão, relembrando outros momentos da xuxa, como o filme "amor, estranho amor" e outros. para além das pessoas que criticavam fervorosamente a xuxa, tinham pessoas que apoiavam ela, mas também tinham pessoas que só relatavam casos que haviam sofrido de abusos. a globo virtual tem essa característica benéfica de abranger todo tipo de comentários de leitores, que não precisam passar por uma aprovação.

    a história da xuxa me parece estranha de qualquer forma, mas para além da possibilidade de ser uma jogada para dar ibope ao nome da xuxa (e na internet é possível encontrar muito do ibope negativo); é também uma abertura para se falar sobre abusos sexuais em crianças - ou deveria ser.

    ResponderExcluir
  2. Realmente a repercussão foi enorme, não só na internet, mas os próprios programas da Globo, no Jornal Nacional foi notícia destaque, no Mais Você e outros programas, eles mostraram o trecho em que ela relata o abuso sexual que havia sofrido.
    Mas nada foi maior do que as montagem que as pessoas fizeram no Facebook, com textos enormes principalmente com críticas à Xuxa, com fotos do filme que ela fez aos 16 anos, e muitas pessoas relatando fatos do backstage do programa dela, quando eram crianças.
    Também foi noticiado que depois desse depoimento o número de denúncias aumentou muito, independente de saber se é verdade ou não, acredito, como a Helena disse, que é uma abertura para se falar e informar sobre esse tema.
    Nessa semana o "Profissão Repórter"teve como tema o abuso sexual, aproveitando que é o assunto "do momento".

    ResponderExcluir

Postar um comentário