Atrações ligadas a casamento invadem a programação


A estreia de ‘Chuva de arroz’, nesta segunda-feira, no GNT, reforça a tendência
[Publicado originalmente no Jornal O Globo por Melina Amaral em 06 de maio de 2012]
RIO - Maio é o mês das noivas, mas, na TV, as mulheres de branco fazem sucesso o ano todo. E não é só em capítulos finais de novela, nos quais as cenas de casamento são presença certa: da escolha do vestido à organização das festas, passando pelo (bom ou mau) relacionamento do casal, as núpcias são tema de realities diversos. Agora, um programa nacional entra para o time de atrações importadas. É o “Chuva de arroz”, que estreia nesta segunda-feira (07/05), às 21h, no GNT.

A atração, que mistura características de documentário e reality show, apresenta as diversas formas de celebrar uma união, desde os casamentos tradicionais, cheios de pompa, até as cerimônias temáticas ou em locais inusitados como um circo e um navio. Com meia hora de duração, cada episódio — de um total de 13 — vai contar as histórias e revelar os preparativos de dois casais, com orçamentos bem distintos.

— Tentamos fugir do óbvio, para presentar um retrato o mais variado possível deste ritual, seja ele religioso ou não. Queremos mostrar a identidade dos casais e, acima de tudo, emocionar os telespectadores, pois mais do que um programa sobre casamento, ele fala sobre o amor — antecipa Rodrigo Ponichi, que assina a direção com a irmã, Neca Ponichi.
Sócios na Oui Filmes — produtora que atua há dois anos no ramo de filmagens de casamentos —, os irmãos embarcaram numa parceria com a Plano Geral e transformaram toda sua experiência num programa de TV.

— Optamos pelo formato do doc-reality, pois nada mais emocionante do que os protagonistas contando suas histórias — explica Neca.
E, apesar deste ser um momento tão delicado para os casais, os participantes dizem que a experiência vale a pena.

— Além de ser um registro deste momento tão importante, ficamos felizes em servir de referência para outros casais e, de alguma maneira, ajudá-los na tomada de decisões — afirma o advogado Carlos Eduardo Ramos.
Sua mulher, a médica Patrícia Ramos, conta que o então noivo fez questão de participar de todos os preparativos da boda:

— Ele foi comigo às reuniões com o decorador, às degustações do bufê, leu todos os contratos. Isso foi extremamente importante para que ele pudesse curtir o grande dia, tanto quanto eu.

Assim como outros canais a cabo, o GNT já explorava os casórios em diferentes atrações.

— O assunto sempre esteve presente no canal, não só pelos programas internacionais, mas servindo de inspiração para episódios de atrações de nossa grade como “Superbonita” e “Vamos combinar”. Mas, após uma pesquisa realizada com as telespectadoras em 2010, percebemos a demanda por uma abordagem maior do tema — revela a diretora do GNT, Daniela Mignani.

O Discovery Home & Health é um dos canais que mais seguem a tendência. Atualmente, dedica as noites de terça-feira ao tema, na chamada “Terça a dois”.

— Relacionamentos, de maneira geral, despertam interesse do público feminino, o nosso alvo. Por isso, os casamentos, tanto no que diz respeito aos preparativos para a cerimônia quanto à relação matrimonial em si, não poderiam ficar de fora — defende o diretor de programação da Discovery Networks no Brasil, André Rossi.

A “Terça a dois” é composta por cinco atrações relacionadas ao matrimônio: “O vestido ideal”, “Operação casamento”, “Traidores”, “Com quem *!$)& me casei?” e “Uma semana para salvar seu casamento”. Já o especial “Plantados no altar” tem sua reexibição prevista para este domingo, às 18h. E no dia 3 de julho estreia “Sogras em guerra”, que entra no lugar de “Operação casamento”.

No TLC, o destaque é o inglês “Meu grande casamento cigano”, enquanto o Glitz* exibe a atração cômica “The marriage ref”. Já no MGM quem sonha em ganhar uma rosa de um grande amor pode suspirar com o reality “The bachelor” — a atração e a sua versão feminina, “The bachelorette”, renderam um outro reality que está na grade do E!, “The bachelor pad” (confira a programação no fim desta matéria).

Especialista no assunto, o cerimonialista Ricardo Stambowsky tem uma teoria para explicar o sucesso de tais atrações:

— Há um ano, os brasileiros acordaram mais cedo para acompanhar, à distância, o casamento do príncipe William com Kate Middleton, pois se interessam pelo tema. Mesmo os que não sonham com esse ritual não descartam o desejo de encontrar um amor. E, no fundo, estamos falando disso, de romance, quase de um conto de fadas. E quem não sonha viver um assim?

Opinião compartilhada pela também cerimonialista e autora do livro e do blog homônimos “Casar é fácil”, Emanuelle Missura.

— O brasileiro é um povo casamenteiro, que valoriza esse ritual, então tudo o que faz referência ao tema acaba sendo sempre bem aceito. Eu gosto muito de assistir a todos esses programas, pois eles servem de inspiração para o meu trabalho. Busco as referências internacionais, vejo o que funciona lá fora e tento adaptar aos padrões brasileiros — revela Emanuelle.

NÚPCIAS NA TELA:

DISCOVERY HOME & HEALTH: “Plantados no altar” (hoje, 18h): homens e mulheres que ficaram esperando no altar pelo par que não apareceu; “O vestido ideal” (ter., 20h): os bastidores do badalado salão de noivas Kleinfeld Bridal; “Operação Casamento” (ter., 21h): noivas em apuros contam com outras pessoas para organizar o matrimônio; “Sogras em guerra” (estreia em 3 de julho, 21h): as sogras se enfrentam para ver qual leva a melhor como organizadora da boda; “Traidores” (ter. 22h): a série acompanha histórias de infidelidade do início ao fim; “Com quem *!$)& me casei?” (ter., 23h): revela como cônjuges passaram anos vivendo uma mentira; “Uma semana para salvar seu casamento” (ter., 0h): casais à beira da extinção são convidados a esquecerem os compromissos por uma semana.

TLC: “Meu grande casamento cigano” (sáb., 21h): De ostentosas cerimônias de primeira comunhão aos casamentos mais extravagantes, a série explora a vida dos ciganos e suas mais importantes comemorações.

GLITZ*: “The marriage ref” (sex., 21h): casais expõem seus problemas e são julgados pelo apresentador/árbitro e seus convidados.

E!: “The bachelor pad” (sáb., 18h): no reality, ex-participantes de “The bachelor” e de “The bachelorette” buscam um amor e US$ 250 mil de prêmio.

MGM: “The bachelor” (sex., 12h10m): um solteiro bonitão e bem-sucedido é disputado por 25 belas mulheres de uma só vez.

[Postado por Mariana Galvão]

Comentários