Google lança canal de TV pessoal na internet, a partir de sua rede social

Recurso permite criar miniprogramas e transmiti-los na hora pela rede
[Publicado originalmente no Jornal O Globo em 08 de maio de 2012]
MOUNTAIN VIEW. A Google lançou ontem o Hangouts on Air. O serviço é uma variante do já conhecido Hangout, que permitia a transmissão de vídeos ao vivo no Google+ (só que para um número limitado de usuários).

Com a mudança, as conversas em vídeo na rede social podem agora ser transmitidas para toda a internet, tornando-se públicas, e proporcionando uma alternativa para quem deseja ter um “canal de TV” pessoal na web sem custo algum.

O recurso estará disponível para os usuários do Google+, de forma gradual, ao longo das próximas semanas. E, conforme sugere a Google, é perfeito para a transmissão de receitas culinárias, artesanato e atividades que funcionam melhor se acompanhadas por um instrutor.

Ao mesmo tempo que todos veem o vídeo, o autor da transmissão pode ter acesso a imagens do seu público e conversar com as pessoas, utilizando a ferramenta da mesma forma como funcionava o Hangout para um número restrito de contatos (que aliás permanece o mesmo).

“Se você tem algum talento, tem algo importante para falar ou é uma celebridade, poderá aparecer ao vivo para todo o mundo quando quiser, com apenas dois cliques”, afirmou a Google no seu blog oficial.

Antes de começar um Hangout desse tipo, será preciso marcar a opção “ativar Hangouts On Air”. Isso fará com que o vídeo seja transmitido publicamente numa página de perfil de usuário do Google+ ou num canal do YouTube. Depois que a janela do Hangout se abrir, basta apertar o botão “iniciar transmissão”, e uma contagem regressiva vai aparecer na tela.

De acordo com a Google, é possível incorporar o vídeo a um site ou blog, da mesma forma que se faz com os vídeos do YouTube — mesmo que a transmissão ainda esteja ocorrendo.

Quanto terminar, o YouTube faz um upload automático da gravação para o canal do usuário no site e também publica o vídeo num post do Google+ para quem perdeu a transmissão. 



[Publicado por Mariana Galvão]

Comentários