Sony anuncia Google TV e se alia a rival



[publicado originalmente em Folha de S. Paulo]

Parceria com a também japonesa Panasonic visa enfrentar coreanas Samsung e LG, líderes nas fabricação de televisores.

Sony afirma que até o fim do ano venderá dispositivo 
com plataforma do gigante de buscas para TV.





Antigas rivais no mercado de eletroeletrônicos, as fabricantes japonesas Sony e Panasonic passarão a produzir juntas televisores de última geração a partir de 2013.

A parceria inesperada visa enfrentar o avanço das coreanas LG e Samsung. Além da aliança com a Panasonic, a Sony anunciou que vai trazer para o Brasil até o fim do ano seu dispositivo com a plataforma Google TV - serviço do gigante de buscas para distribuição de conteúdo televisivo, atualmente disponível  só nos Estados Unidos.

Segundo o anúncio oficial, feito pela Sony e pela Panasonic no Japão, a associação vale para a produção de televisores que utilizam a tecnologia Oled (LED orgânico).

Esses aparelhos têm imagens mais nítidas, gastam menos energia e são mais finos que os de cristal líquido.
As companhias afirmaram que pretendem começar uma produção em massa dessas TVs a partir de 2013. Não deram maiores detalhes de onde a produção será realizada.

MAU MOMENTO

As duas companhias não passam por um bom momento. Enquanto a Sony registrou prejuízo anual de US$ 5,7 bilhões, a Panasonic perdeu US$ 9,6 bilhões. A alta da moeda japonesa, o iene, no ano passado é um dos fatores que causaram a diminuição nas exportações do Japão, prejudicando os resultados das companhias.

Também atrapalhou o desempenho das duas o avanço das coreanas. A LG, por exemplo, triplicou o lucro no primeiro trimestre de 2012, para US$ 393 milhões, impulsionado justamente por TVs.

"LG e Samsung têm uma estratégia muito agressiva com preços menores", afirma Fernando Belfort, analista da consultoria de tecnologia Frost & Sullivan.

O preço é justamente o fiel da balança na briga entre as fabricantes. A tecnologia Oled foi inventada pela Sony em 2007, mas o produto ainda é caro, com preço entre R$ 22 mil e R$ 55mil.

GUERRA POR TECNOLOGIA

Segundo Belfort, a Sony sempre precou pela qualidade, enquanto as coreanas priorizavam o preço.
Agora, também elas começam a fabricar produtos com mais tecnologia.

A Samsung lançou neste ano uma linha de smarTVs, que permitem conexão à internet para comprar aplicativos e baixar filmes.

Para enfrentar a rival também nesse campo, a Sony anunciou a vinda da GoogleTV para o Brasil.
A empresa não revelou por quanto venderá no Brasil o aparelho que, nos EUA, é vendido por US$ 200.

O dispositivo tem controle remoto para controlar a TV (canal e volume, por exemplo) e umm "touchpad" que reconhece gestos de mais de um dedo para navegação nas internet e entre os menus.

Por meio do Google Play, é possível acessar a internet, ver vídeos no YouTube e comprar conteúdos como filmes e espisódios de seriados.

A loja de aplicativos para Android Google Play também tem apps desenvolvidos especialmente para Google TV.

Para Belfort, as Tvs perderam importância. Por isso, as companhias tentam trazer produtos que executam mais tarefas. "Essa é a tentativa da Sony ao fazer parceria com uma empresa muito inovadora como o Google"

[postado por Marina Moreira]

Comentários