[publicado originalmente em Folha de S. Paulo]
Parceria com a também japonesa Panasonic visa enfrentar
coreanas Samsung e LG, líderes nas fabricação de televisores.
Sony afirma que até o fim do ano venderá dispositivo
com
plataforma do gigante de buscas para TV.
Antigas rivais no mercado de eletroeletrônicos, as
fabricantes japonesas Sony e Panasonic passarão a produzir juntas televisores
de última geração a partir de 2013.
A parceria inesperada visa enfrentar o avanço das coreanas
LG e Samsung. Além da aliança com a Panasonic, a Sony anunciou que vai trazer
para o Brasil até o fim do ano seu dispositivo com a plataforma Google TV -
serviço do gigante de buscas para distribuição de conteúdo televisivo,
atualmente disponível só nos Estados
Unidos.
Segundo o anúncio oficial, feito pela Sony e pela Panasonic
no Japão, a associação vale para a produção de televisores que utilizam a
tecnologia Oled (LED orgânico).
Esses aparelhos têm imagens mais nítidas, gastam menos
energia e são mais finos que os de cristal líquido.
As companhias afirmaram que pretendem começar uma produção
em massa dessas TVs a partir de 2013. Não deram maiores detalhes de onde a
produção será realizada.
MAU MOMENTO
As duas companhias não passam por um bom momento. Enquanto a
Sony registrou prejuízo anual de US$ 5,7 bilhões, a Panasonic perdeu US$ 9,6
bilhões. A alta da moeda japonesa, o iene, no ano passado é um dos fatores que
causaram a diminuição nas exportações do Japão, prejudicando os resultados das
companhias.
Também atrapalhou o desempenho das duas o avanço das
coreanas. A LG, por exemplo, triplicou o lucro no primeiro trimestre de 2012,
para US$ 393 milhões, impulsionado justamente por TVs.
"LG e Samsung têm uma estratégia muito agressiva com
preços menores", afirma Fernando Belfort, analista da consultoria de
tecnologia Frost & Sullivan.
O preço é justamente o fiel da balança na briga entre as
fabricantes. A tecnologia Oled foi inventada pela Sony em 2007, mas o produto
ainda é caro, com preço entre R$ 22 mil e R$ 55mil.
GUERRA POR TECNOLOGIA
Segundo Belfort, a Sony sempre precou pela qualidade,
enquanto as coreanas priorizavam o preço.
Agora, também elas começam a fabricar produtos com mais
tecnologia.
A Samsung lançou neste ano uma linha de smarTVs, que permitem
conexão à internet para comprar aplicativos e baixar filmes.
Para enfrentar a rival também nesse campo, a Sony anunciou a
vinda da GoogleTV para o Brasil.
A empresa não revelou por quanto venderá no Brasil o
aparelho que, nos EUA, é vendido por US$ 200.
O dispositivo tem controle remoto para controlar a TV (canal
e volume, por exemplo) e umm "touchpad" que reconhece gestos de mais
de um dedo para navegação nas internet e entre os menus.
Por meio do Google Play, é possível acessar a internet, ver
vídeos no YouTube e comprar conteúdos como filmes e espisódios de seriados.
A loja de aplicativos para Android Google Play também tem
apps desenvolvidos especialmente para Google TV.
Para Belfort, as Tvs perderam importância. Por isso, as
companhias tentam trazer produtos que executam mais tarefas. "Essa é a
tentativa da Sony ao fazer parceria com uma empresa muito inovadora como o
Google"
[postado por Marina Moreira]
Comentários
Postar um comentário