Ibope apresenta medidor de tendências na internet



ALBERTO PEREIRA JR.


Originalmente publicado na Folha de São Paulo, Ilustrada, página E8
1º de julho de 2012

Há correspondência entre a repercussão de um programa de TV na internet e a sua audiência? Para o Ibope, sim.
O instituto apresentou, na última quarta, em São Paulo, uma metodologia que relaciona o "buzz" --termo que designa o eco de assuntos nas redes sociais-- e a TV.
Para o experimento, usou a novela "Fina Estampa". A Globo não solicitou o estudo. Os próximos serão realizados sob encomenda do mercado.
Segundo Wagner Esteves, gerente de atendimento e planejamento técnico do Ibope, a ferramenta serve para analisar tendências, mas não substituirá as pesquisas atuais de audiência.
O trabalho também buscou analisar o envolvimento emocional do público com os personagens da trama. Durante cinco meses, o instituto monitorou blogs, fóruns e redes sociais por meio de busca de palavras-chave. Foram identificadas 10 mil menções.




Alguns dos picos de comentários na rede coincidiram com picos de audiência da novela --como, por exemplo, na aparição de Pereirinha (José Mayer), dado como morto no início da trama.
O estudo mostrou que, assim como a audiência de "Fina Estampa", o "buzz" era maior no início das semanas.
Esteves afirmou que o método pode ser aplicado em lançamentos de produtos e até em campanhas políticas.
Questionado sobre o motivo pelo qual atrações como o "Saturday Night Live" (Rede TV!), de Rafinha Bastos (eleito a pessoa mais influente do mundo no Twitter pelo "New York Times"), não repetem na TV o sucesso da web, ele disse que o gênero do programa pode interferir no resultado.
Novelas, apontou o executivo, despertam emoções mais intensas no público, o que faz com que seja mais fácil que os índices de audiência e de menções na internet se espelhem.

Comentários