No Emmy, seriados veteranos abrem espaço para novatos



Publicado originalmente em Folha de São Paulo, Ilustrada
Sexta-feira, 20 de julho de 2012, página E7

FERNANDA EZABELLA
DE LOS ANGELES

Seriados veteranos como "Mad Men" e "Modern Family" mantiveram a dianteira de anos anteriores nas indicações do Emmy, anunciadas ontem em Los Angeles, mas dividem agora a posição com dois mais novos: a série de horror "American Horror Story" e a dramática "Downtown Abbey", sobre a aristocracia britânica.
"American" tem 17 indicações, e "Downton", 16. Além dessas, abriu-se um caminho para séries novas estreladas por mulheres.
"Girls", sobre quatro amigas de 20 e poucos anos em Nova York, e "New Girl", com Zooey Deschanel no papel de uma solteira, estrearam na premiação com cinco indicações cada.
"Veep", sobre uma vice-presidente dos EUA, e "2 Broken Girls", sobre duas amigas garçonetes, disputam em três categorias cada pela primeira vez.
Já o drama "Mad Men" e a comédia "Modern Family" receberam o maior número em suas categorias, respectivamente 17 e 14.
"Mad Men", sobre grupo de publicitários nova-iorquinos nos anos 1960, ganhou como melhor seriado dramático quatro vezes seguidas. Se ficar com o prêmio mais uma vez no dia 23/9, será recorde na história do Emmy.
Jon Hamm, o protagonista, foi indicado para melhor ator e também como ator convidado na série de comédia "30 Rock", na qual disputará com Michael J. Fox e sua ponta em "Curb Your Enthusiasm", de Larry David.
Entre os dramas, apenas dois novatos se destacaram: "Homeland", trama sobre terrorismo com Claire Danes, recebeu nove indicações, enquanto o musical "Smash" concorre em quatro.



A MORTE LHE CAI BEM
Se não quiser saber o que acontece em algumas séries, pare de ler aqui.
Atores que morrem em cena foram lembrados, como Giancarlo Esposito, o Gus de "Breaking Bad", e Jared Harris, o Lane de "Mad Men".
Ambos disputam melhor ator coadjuvante com Brendan Coyle, o mordomo John Bates de "Dowton Abbey", que terminou a temporada prestes a ser enforcado.
Kathryn Joosten, que fez a vizinha que morre ao final de "Desperate Housewives", concorre a atriz coadjuvante de melhor comédia. Na vida real, ela também morreu de câncer. Joosten já tinha dois Emmys por "The West Wing".

Comentários