Papel da Ancine guiará discussões de feira sobre TVs por assinatura


Alberto Pereira Júnior

Folha de São Paulo, Ilustrada, terça-feira, 24 de julho de 2012

20ª edição de ABTA ocorre entre 31 de julho e 2 de agosto, em SP



Responsáveis pela movimentação de R$ 14,6 bilhões em 2011, as operadoras de TV paga terão nova oportunidade para discutir os rumos do setor, a partir de 31 de julho.
A data marcará o início da 20ª edição do congresso da ABTA (Associação Brasileira de TVs por Assinatura), em São Paulo.
A feira ocorre dois meses após a publicação das instruções normativas 100 e 101, que regulamentaram a lei 12.485/2011, sobre a TV paga.
Agora, a Ancine (Agência Nacional do Cinema) também entra como órgão regulador do setor, ao lado da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).
"Vivemos tempos interessantes. Há uma projeção de que, até 2020, serão 20 milhões os assinantes de TV paga", diz Alexandre Annenberg, presidente da ABTA. Atualmente, o mercado tem 14 milhões de assinantes.
Segundo o executivo, ainda restam dúvidas sobre as penalidades a que o setor está sujeito.
A própria Ancine prorrogou o prazo da consulta pública relacionada ao tema para 3 de agosto.
A abertura de novas licenças para operadoras de TV por assinatura explorarem o setor e a chegada das teles também terão destaque.
"A última outorga de licenças ocorreu em 2000", completa Oscar Simões, vice-presidente da ABTA.
Programadoras internacionais, como a Discovery Channel, que haviam rompido com o evento em 2011, por causa do apoio da entidade à cota de exibição de conteúdo nacional e independente pelos canais, também retornarão à feira.

Comentários