Debate da TV gera mais de 70 mil comentários em redes sociais


 
Publicado originalmente no portal Terra, 11 de agosto de 2012

José Serra (PSDB), Eduardo Paes (PMDB), Angela Albino (PCdoB). Os candidatos às prefeituras de São Paulo, Rio de Janeiro e Florianópolis (SC) têm em comum nesta semana o maior número de comentários em redes sociais, segundo estatísticas divulgadas nesta quarta-feira pela Brandviewer.

O monitoramento de mais de 81,5 milhões de perfis no Twitter e no Facebook, com 32.292 comentários monitorados pela empresa, mostraram que o candidato tucano em São Paulo somou 38,24% das observações, deixando em segundo lugar o petista Fernando Haddad, com 18,03%. Gabriel Chalita (PDMB) e Levy Fidelix (PRTB) vêm na sequência, com 16,18% e 11,07%. A última no levantamento é Soninha Francine, que foi motivo de 5,32% dos comentários no maior colégio eleitoral do País.
Celso Russomano (PRB), que aparecia empatado tecnicamente na primeira colocação com 26% das intenções de voto na pesquisa Datafolha divulgada em 21 de julho, não aparece no ranking de comentários, mas seu sobrenome foi uma das palavras mais mencionadas pelos internautas. "Fotos", "mural", e "amigos" também entram nessa lista.
No Rio, o candidato do PMDB somou 55,41% dos 41.548 comentários monitorados pela Brandviewer em mais de 5,1 milhões de perfis no Facebook e no Twitter. Marcelo Freixo (Psol) ficou com a prata com 30,25%, e o bronze foi para Rodrigo Mais (DEM), com 5,86%. Aspásia Camargo (PV) e Otávio Leite (PSDB), os outros dois pleiteantes à prefeitura carioca que aparecem no levantamento, somaram 4,72% e 3,76%, respectivamente.
As principais palavras usadas pelos eleitores do Rio em seus comentários incluem, como em São Paulo, "fotos" e "mural". Outros destaques são "Chico Buarque" - o cantor apoiou o candidato do Psol -, "Jesus", "Deus" e "voto".

Demografia online
Em ambas as capitais, a maior parte dos comentários era de homens, com maior desequilíbrio em São Paulo, onde eles somaram 62,1% dos usuários que comentaram sobre eleições. No Rio, elas chegaram bem perto do equilíbrio, com 49,7% do total.
A maioria das opiniões expressadas por eleitores sobre os dois maiores colégios eleitorais do Brasil eram neutras: 53,5% em São Paulo e 56,2% no Rio. Os percentuais de comentários positivos são quase idênticos: 30,74% e 30,8% respectivamente. Na Terra da Garoa os negativos são um pouco maiores, 15,76%, contra 13% na Cidade Maravilhosa.
Outra semelhança entre os eleitores de ambas as cidades está no horário de pico dos comentários, entre 22h e 0h. Os dados nos dois casos foram coletados entre 1° e 5 de agosto, o que inclui o dia 2, data do primeiro debate televisivo em diferentes capitais, entre elas a paulista e a fluminense.
Na distribuição online dos eleitores, os paulistas preferiram o Twitter para se manifestar: a rede de microblog foi onde 48,82% comentaram, deixando para o Facebook 39,32% das opiniões. Já os cariocas optaram pela rede social de Mark Zuckerberg, onde 65% das observações foram feitas - no site do passarinho azul, elas somaram 27%.
Os paulistas também se manifestaram mais ativamente em comentários de notícias e blogs, 2,54% e 5,42%, respectivamente. Entre os cariocas, apenas 3% opinou em blogs, e o percentual de observações em notícias foi ainda menor, 1%.

Florianópolis
A Brandviewer também monitorou 951 comentários em quase 1,8 milhões de contas de Twitter e Facebook em Florianópolis, onde a candidata Angela Albino (PCdoB) abocanhou 63,94% das menções. Gean Loureiro (PMDB) aparece em segundo lugar, com 19,16%, e Cesar Souza Jr (PSD) e Elson Pereira (Psol) aparecem quase empatados, com 8,84% e 8,06%, respectivamente.
As palavras mais usadas incluem os nomes da candidata do PCdoB e de sua coligação, o do pleiteante do PMDB, e o nome da cidade, além de "crescer", "honesto", "poderes", "vergonha" e "tanto". O percentual de observações negativas somou 21%, contra 31% positivas e 48% neutras. O Twitter foi o espaço de 58% dos comentários, enquanto o Facebook ficou com 29% deles e os blogs ganharam outros 4%.

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