Imagem congelada dá mais ibope que horário eleitoral



Publicado originalmente na Folha de São Paulo, Ilustrada, Outro Canal
Sexta-Feira, 31 de agosto de 2012, página E10

Keila Jimenez

Em dias de horário eleitoral gratuito, o canal de notícias Record News vem sendo alvo de um curioso fenômeno de audiência.
Como é uma emissora aberta, mas tem geradora no interior de São Paulo, o canal de notícias da Record não tem de exibir o horário eleitoral gratuito na cidade.
Em seu lugar, tem deixado a imagem de um slide azul, avisando que se trata da faixa reservada à propaganda eleitoral.
A tela, que fica congelada por meia hora, duas vezes ao dia, tem registrado audiência maior do que a do horário eleitoral em canais como RedeTV!, Cultura e Gazeta.
Na terça-feira, o slide azul da Record News marcou média de 0,5 pontos de audiência, enquanto a RedeTV! registrava 0,1 ponto. Emissoras como MTV, que exibem o horário eleitoral gratuito, marcam traço de audiência durante a propaganda eleitoral.
Tomando por base o cálculo de que cada ponto de ibope corresponde a 60 mil domicílios na Grande SP, 30 mil domicílios ficaram sintonizados no canal de notícias da Record enquanto ele estava fora do ar.
A média chama atenção uma vez que a audiência da programação da própria Record News é menor: gira em torno de 0,2 e 0,4 ponto. A Record não quis se manifestar sobre o assunto.

Comentários