Silvio Santos importa propaganda subliminar / ATUALIZADO




Publicado originalmente em Folha de são Paulo, ilustrada, TELEVISÃO - OUTRO CANAL
Segunda-feira, dia 13 de agosto de 2012, página E10
KEILA JIMENEZ

Em abril deste ano, quando surgiu no ar por alguns segundos a imagem de "Carrossel", na metade de um filme em exibição, muitos acharam que se tratava de uma falha técnica do SBT.
Dias depois, a "falha" se repetiu uma, duas, cinco vezes ao dia, sempre com imagens da novelinha infantojuvenil surgindo no meio de um programa da emissora.
Propaganda subliminar? Sim, mas devidamente autorizada pelo Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR).
Apesar das reclamações e das tentativas de denunciar o canal por prática de propaganda ilegal, a nova campanha do SBT está mais do que regularizada.
O que poucos sabem é que a ideia partiu do próprio Silvio Santos. Em uma de suas viagens ao EUA, o dono do SBT visitou agências de jovens publicitários e acabou se interessante pelo formato de anúncio. Cópia? Não. SS pagou pela ideia, é um projeto licenciado, e a trouxe para o seu departamento de vinhetas implantar no ar.
Após a autorização do Conar, a campanha subliminar de "Carrosel" entrou na programação.
Segundo diretores do canal, a ordem é usar a ferramenta de divulgação com parcimônia, para não afugentar o telespectador. A concorrência já está de olho na ideia.

O mais vendido


Publicado originalmente em Folha de São Paulo, Ilustrada, Vanessa vê TV
Segunda-Feira, 13 de agosto, página E11

Vanessa Bárbara
DE SÃO PAULO

Assisti a "Carrossel" quando passou pela primeira vez, em maio de 1991, do alto da minha segunda série. Torcia fervorosamente pela gordinha Laura e pelo Davi, dono de uma tartaruga, e imitava o estilo de cabelo da Maria Joaquina. Adorava o Kokimoto Mishima e morria de pena do Cirilo.
Produzida pela rede Televisa e exibida pelo SBT, a novela mexicana era o remake de um título argentino, "Jacinta Pichimahuida, la Maestra que no se Olvida" [A professora que não se esquece]. Dublada e reprisada no Brasil três vezes, chegou a ultrapassar a audiência do Jornal Nacional e da principal novela da Globo, "O Dono do Mundo".
(Na época, a atriz que interpretava a professorinha Helena desceu a rampa do Congresso Nacional com o presidente Collor.)
Em outubro de 2011, o SBT começou a filmar o novo "Carrossel", um remake do remake, com atores brasileiros. A novela foi anunciada à exaustão na própria programação da emissora, por meio de rápidas e inesperadas inserções publicitárias em outras atrações.
Foi assustador: em pleno episódio de "Dois Homens e Meio", surgiu um frame verde com os dizeres "Carrossel vem Aí". Na novela "Pequena Travessa", que também possuía uma personagem de nome Helena, apareceu um insert de 0,35 segundos com a imagem da protagonista de "Carrossel". Também durante um episódio de "Chaves", viu-se um pôster na vila anunciando a atração do SBT.
Dois dias antes da estreia, a emissora exibiu um especial de cinco horas com o elenco da novela e os palhaços Patati e Patatá. No domingo, os atores foram ao "Programa Silvio Santos".
Na segunda-feira, 21 de maio, a atração foi enfim exibida com ótimos índices de audiência, que mantém até hoje. Sem mais necessidade de ser vendida (subliminarmente ou não), dedicou-se ao passo seguinte: vender.
A marca de sabonetes Lifebuoy é anunciada sem pudor a qualquer momento, quando as crianças brincam com argila ou quando alguém espirra, em arremedos constrangedores.
No capítulo do dia 7 de junho, o tema da aula foi bactérias e a necessidade de se lavar as mãos com sabonete. A classe inteira rumou ao banheiro e Jaime Palilo ficou feliz ao reconhecer a marca usada em casa. "Sua família faz bem", disse a professora. "Lifebuoy tem a fórmula Active 5, que protege contra até dez doenças, por isso é o mais vendido do mundo."
Até parece que estamos sintonizados no canal de tapetes.


Publicado originalmente em Folha de são Paulo, ilustrada, TELEVISÃO - OUTRO CANAL
Segunda-feira, dia 15 de agosto de 2012, página E10
KEILA JIMENEZ
 
 Anúncio O Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) diz que não autorizou oficialmente a chamada relâmpago da novela "Carrossel", que o canal SBT está colocando no ar por alguns segundos no meio de sua programação.
 
 Anúncio 2 O órgão diz que ainda não se pronunciou sobre o formato taxado de "subliminar". Procurado, o SBT mantém a sua posição: afirma que a campanha está regularizada e que foi, sim, feita uma consulta informal ao Conar sobre a chamada de "Carrossel", antes de a campanha entrar no ar.



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