Televisão em Revista: 30.000 acessos

Em abril de 2011 iniciamos o blog Televisão em Revista. A tentativa era de reunir informação diversa sobre televisão em um espaço que não apenas ajudaria aos alunos a pesquisar mas também otimizar e ampliar para além das paredes da sala de aula, as discussões da disciplina de TV e Vídeo do Departamento de Cinema e Vídeo da UFF. E assim o blog começou, com o trabalho incansável e interessado do aluno Fábio Mendes, que foi monitor da disciplina durante o ano de 2011.

Hoje, após um período relativamente curto de um ano e quatro meses de vida, atingimos a marca de 30 mil acessos no Televisão em Revista, marca que impressiona não apenas pelo número de acessos diários mas por estarem em franca ascenção. E o principal objetivo foi plenamente alcançado já que o blog favorece ao aluno regular da disciplina, ao ex-aluno (que continua a ser informado das postagens do blog) e mesmo dos futuros alunos que muitos antecipadamente já conhecem o trabalho desenvolvido na disciplina. Sua função de ser um espaço de discussão da televisão supera muros e fronteiras já que um terço do total de acessos se deu fora do Brasil, provenientes de países como Estados Unidos - este sozinho com mais de 8 mil acessos -, Alemanha, Portugal, Rússia, França, Reino Unido, Espanha, Argentina, Angola e Paraguai.

Nesse período destaca-se o variado clipping que o blog fez em 25 de setembro de 2011, incluindo matérias de jornais e televisão, sobre a aprovação da PLC 116. Com 847 acessos até agora e, ainda hoje, diariamente acessado, esses posts buscaram retratar como a mídia tratou e comentou o projeto de lei da televisão por assinatura. O material do blog serviu, à época, como suporte à aula. 

Ainda que mais quantitativo, não é apenas o clipping sobre os temas de televisão que estão entre os mais acessados. Entre os cinco primeiros temos o post "A Nudez na Televisão Brasileira", resultado da apresentação do trabalho de grupo dos alunos Lucas Andrade, Renan Angelici e William Domingos, no curso de TV e Vídeo de 2011.2 e o post "O 1º capítulo de O Brado Retumbante", uma colaboração escrita pelo monitor Fábio Mendes especialmente para este blog.

Em 2012 o ano começou com riscos para a continuidade do projeto quando a disciplina perdeu a vaga de monitor no período de férias - apesar do projeto de monitoria envolvendo o blog ter sido aprovado pela universidade - seguido pela greve dos professores e funcionários das universidades federais que continuam a paralisar as atividades. Nesse período o blog contou com o trabalho árduo e voluntário das alunas Mariana Duque e Marina Moreira que colaboraram intensivamente para que o projeto continuasse e não parasse, com atualizações quase diárias.

Continuamos com muito ainda por ser feito. O blog ajustou um pouco sua temática para TV e mídias digitais, por entendermos que explicar a televisão hoje, sem as novas possibilidades digitais, a segunda tela, a interatividade, o transmídia, as redes sociais e os games, é inviável. Se um curso deve ser vivo e este blog funciona como seu complemento, o seu conteúdo deve buscar a atualização constante. Falta ainda uma maior participação dos alunos seja no blog com comentários e postagens ou ainda via twitter ( @tvruff ). Fica de qualquer modo aqui o agradecimento aos alunos diretamente envolvidos no trabalho com o blog, aos alunos dos cursos e aos leitores. Contamos com a ajuda de vocês para continuarmos e aprofundarmos este trabalho que, se tomarmos pelo número de acessos, vem sendo extremamente frutífero. Assim chegaremos facilmente nos 50 e 100 mil acessos, com benefícios para todos nossos alunos e para quem mais se interesse pelos caminhos atuais da televisão.

Um abraço,

Felipe Muanis
Departamento de Cinema e Vídeo
Programa de Pós Graduação em Comunicação  - UFF
Laboratório Iconoscópio


Comentários