A ordem do 'Caos'


Novo programa do History retrata o dia a dia dos proprietários de loja de antiguidades instalada no Baixo Augusta, em São Paulo


Publicado originalmente em O Globo, Revista da TV
Domingo, 23 de setembro de 2012, página 15

RIO - Há coisa de seis anos, Tibiriçá Mendonça Martins e Carrô Schamall tiveram um romance. Hoje, eles são “amigos com benefícios”. Não, eles não “ficam” de vez em quando, mas consolidaram, através da amizade que construíram depois do affair, uma bem-sucedida parceria profissional. Sócios da loja de antiguidades, aberta há 14 meses na Rua Augusta, em São Paulo, os dois serão reconhecidos também como protagonistas do reality “Caos”, que estreia nesta terça-feira, às 23h, no History. Em pauta, o dia a dia deles à frente do estabelecimento que dá nome à atração.
— Outro dia vieram dois molequinhos de 10 anos perguntando pelo “Tio Tibira”. Eles me viram no comercial do History — conta o agitador cultural, que levará o seu estilo “canastrão” para o comando do programa. — Eu sou assim mesmo. Mas no mundo das antiguidades, todo mundo acha que entende de tudo. Negociando, o cliente sempre vai desvalorizar a sua peça. Quando compro, tento apontar os defeitos, para pagar menos.
Tibira entende do negócio. Ex-dono da loja de móveis vintage Sixties e sócio dos bares Volt e Z Carniceria, todos no Baixo Augusta, ele é um colecionador nato:
— Guardo objetos desde os 8 anos, quando nem sabia que o que eu fazia era colecionar — fala o empresário de 48 anos, que tem dezenas de tatuagens espalhadas pelo corpo, usa bigodão, camisaria tipo havaiana e topete rockabilly.
Carrô também sabe tudo sobre quinquilharias. Requisitadíssima no mercado de publicidade, cinema e teatro, a diretora de arte que assina a produção de objetos do musical “A família Addams”, em cartaz no Teatro Abril, em São Paulo, sempre bateu perna pela cidade garimpando itens de época para seus trabalhos. É uma negociadora ferrenha, mas tenta ser justa.
— O segredo é ter boas informações sobre o que você está comprando ou vendendo — assegura ela, que adora a moda dos anos 1950 e, com cabelos ruivos, blusa retrô e saia reta com estampa de tigre, passa fácil por uma pin-up.
Os 20 episódios da primeira temporada acompanham a peregrinação de Carrô por mercados de pulgas, sebos, brechós e antiquários, sempre em busca de objetos raros encomendados por seus clientes da Caos ou peças improváveis solicitadas pelos diretores dos projetos que toca paralelamente à loja. A série mostrará também Tibira avaliando bugigangas com seus especialistas e até negando a venda de algumas raridades.
— Quiseram comprar um painel de máquina de pinball que eu uso como quadro. Nem fu#&#d* — decreta ele, para, em seguida, chamar a atenção para a revitalização que a Caos vem estimulando na região. — Também funcionamos como bar e boate, a partir das 19h. Esse prédio estava degradado e agora tem trabalho do (grafiteiro) Chivitz na fachada. Com o reality, pretendemos atrair um público que nem sempre circula pelo Baixo Augusta.

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