Além do auditório

Rafael Queiroga e Clarice Falcão estrelam a série nacional 'Elmiro Miranda show', no TBS Muito Divertido, sobre os bastidores da TV


TATIANA CONTREIRAS

Publicado originalmente em O Globo, Revista da TV
Domingo, 30 de setembro de 2012, página 10


RIO - Durante os anos em que trabalhou na televisão — seja em novelas como “Vidas opostas”, na Record, seja no humorístico “Comédia MTV”, no qual fez fama — o ator, diretor e roteirista Rafael Queiroga observou atentamente os tipos que povoavam este universo. Curioso, acabou acumulando uma enorme lista de histórias sobre os bastidores do mundo televisivo. Dos executivos de canais aos produtores, nada escapou do seu olhar. As observações o ajudaram a criar “Elmiro Miranda show”, série cuja primeira temporada estreia nesta segunda às 18h30m, no TBS Muito Divertido.
Produzida pela Paranoid (de nomes como o diretor Heitor Dhalia, do longa-metragem "O cheiro do ralo", entre outros), "Elmiro Miranda show" apresenta um sujeito sem noção — o personagem que dá nome à série — e sua rotina à frente de um programa de TV. Inicialmente criado para os palcos do teatro Tablado, Elmiro, vivido por Queiroga, agora tem a companhia de gente como a produtora Bethe, interpretada por Clarice Falcão.
— A peça era mais focada no programa em si: reunia várias cenas de entrevistas e convidados. Mas tinha duas cenas no intervalo que mostravam o universo dos bastidores. E essas se destacavam — explica Queiroga. — “Elmiro Miranda show” é uma sátira da TV como um todo. Mas em nenhum momento o Elmiro é a mistura de apresentadores reais. Ele é equivocado, acredita que é superstar da própria vida.
Para o público de seu show, Elmiro surge como um cara gente boa. Com sua equipe, se revela “um babaca”, diz Queiroga. A impossibilidade de retratar um time completo de um programa de TV fez com que alguns tipos-chave ganhassem a cena. Da produtora workaholic ao animador de palco engraçadinho, passando pelo estagiário competente, mas desvalorizado, e ainda pelo diretor que está ali porque é filho de alguém importante. A piada se estende com a participação de celebridades reais nos 10 episódios. Em um programa, Elmiro põe Rita Cadillac para procurar uma agulha num palheiro. Literalmente.
— Esse foi meu primeiro projeto depois do “Comédia”. Quando o programa se tornou ao vivo na MTV, já não era uma coisa do meu interesse. Venho trabalhando com roteiro e direção, já faço um espetáculo de improvisação, então meu trabalho não cabia ali. Aí comecei a procurar novas propostas.
Para Clarice, a série representa a oportunidade de novamente aparecer diante das câmeras: ela vem trabalhando bastante como roteirista, ao lado do namorado Gregório Duvivier, que também é ator. A atriz ainda tem dedicado parte do seu tempo à música.
— Quando li os roteiros que o Queiroga mandou, pensei “tenho que fazer, é muito engraçado”. A série tem um tipo de humor que não se faz muito na TV. Minha personagem é maluca e controladora. É do tipo que entra numa discussão para convencer o outro, e nunca para ouvir os dois lados — conta Clarice.

Comentários