Publicado originalmente na Folha de São Paulo, Mercado
Sexta-feira, 28 de setembro de 2012, página B5
ANDREZA MATAIS
JULIA BORBA
A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) divulgou nesta quinta-feira (27) uma lista de 14 emissoras de televisão que passarão a ser transmitidas, obrigatoriamente, pelas 13 TVs por satélite existentes hoje no país.
Seis canais são ligados às igrejas católica e evangélica --Record, Record News, Canção Nova, Aparecida, Rede Vida e Rede Brasil de Televisão--, e quatro transmitem programação majoritariamente religiosa.
A lista era aguardada por todo o setor de radiodifusão.
Segundo a Folha apurou, a medida beneficia aos canais pequenos --como MIX e RIT TV-- e de programação religiosa --Canção Nova, Aparecida, Rede Vida e Rede Brasil de Televisão--, que não precisarão mais pagar às TVs por assinatura para a retransmissão do sinal.
Os grandes canais de televisão --como Globo, Record, SBT e Band-- já não pagam para serem retransmitidos porque interessa às TVs por assinatura retransmitir suas programações aos assinantes.
Se não houver recurso, as TVs por satélite terão que oferecer, obrigatoriamente, a programação dessas geradoras locais de televisão em seus pacotes. Antes da mudança, as TVs por satélite cobravam das emissoras regionais para transmitir suas programações e só veiculavam os canais que queriam.
A regra que obriga a transformação em rede nacional desses novos canais foi aprovada neste ano pela Anatel, mas só será aplicada a partir da publicação da lista.
Entraram na lista as geradoras de TV presentes nas cinco regiões do país e que chegam a um terço da população brasileira.
Pelo corte da Anatel, são elas Globo, Record, SBT, Band, Rede TV, Record News, CNT, MTV, MIX, Canção Nova, Aparecida, Rede Vida, Rede Brasil de Televisão e RIT TV.
Comentários
Postar um comentário