Record perde terreno para SBT e lança atrações para se manter em 2º lugar

Publicado originalmente na Folha de São Paulo, Ilustrada
Domingo, 2 de setembro, página E1

ALBERTO PEREIRA JR.
DE SÃO PAULO 

Em sua ascensão à vice-liderança de audiência da TV aberta, na primeira década dos anos 2000, a Record focou obstinadamente a Globo.
O slogan da rede do bispo Edir Macedo por muitos anos demonstrava essa obsessão. "Rumo à liderança", dizia a peça publicitária.
Em 2012, porém, o jogo virou. E o SBT voltou a competir de fato pelo segundo lugar.
Agora, a Record tira da cartola um pacote de atrações para turbinar sua grade, focando principalmente os horários vespertino e noturno.
Na sacola de novidades, entram desde produções já previstas no início do ano, como a quinta temporada de "Ídolos", até novas atrações para Ana Hickmann, Britto Jr. e Rodrigo Faro. Haverá ainda a estreia de uma novela, "Balacobaco", seis meses antes do programado.





"Ainda somos o segundo lugar [na média de 2012]. O foco é conseguir fechar o ano nesta posição", afirma Mafran Dutra, presidente do comitê artístico do canal.
"Hoje temos um concorrente com desempenho melhor em um só produto [refere-se à novela infantil "Carrossel"]. A Record se preocupa com a variedade."
Os números do Ibope, no entanto, contradizem Dutra. A reação do SBT começou já em abril, um mês antes da estreia de "Carrossel".
No período, a Record não conseguiu êxito com produtos como a reprise de "Vidas Opostas" (2006), a nova fase de "Rebelde" e "Máscaras".
De abril a 27 de agosto, das 18h à 0h, o SBT subiu de 5,6 pontos para 7,2, enquanto a Record caiu de 8,6 para 7. Cada ponto equivale a 60 mil domicílios da Grande SP.
"O público vai em busca do melhor", afirma Daniela Beyruti, diretora artística e de programação do SBT.
"O trabalho para levar o SBT de volta ao segundo lugar vem de algum tempo. Alteramos nossa programação já na primeira quinzena de janeiro, estabilizamos a grade, criamos hábitos e, aos poucos, fomos arrumando os nossos horários de melhor audiência", completa a filha de Silvio Santos.


02/09/2012 - 05h29

'Temos de nos mexer', diz Rodrigo Faro sobre novas apostas da Record

Publicado originalmente na Folha de São Paulo, Ilustrada
Domingo, 2 de setembro, página E3

DE SÃO PAULO



Exatos 12 dias separam a final de "A Fazenda 5", exibida na última quarta-feira, da estreia do "Programa da Tarde", da Record, no próximo dia 10 de setembro.
O que as duas atrações têm em comum? Britto Jr.
"Não vou ter descanso. Já aprendi que é desse jeito na vida profissional", afirma o apresentador, que se diz preparado para a responsabilidade de elevar a audiência vespertina do canal, ao lado de Ana Hickmann.
"A emissora quer mostrar que tem força para encarar todos os adversários. Temos de continuar fortes no jogo. Mexeram conosco, podemos dar o troco", dispara, referindo-se à reação do SBT em busca do segundo lugar na audiência da TV aberta.
Com a revista eletrônica, a Record afirma que deixará de reprisar reportagens e seriados de TV norte-americanos para investir em jornalismo e variedades, tudo ao vivo.
"Enquanto muitas TVs estarão exibindo filmes e novelas antigas, seremos os únicos a estar ao vivo das 6h às 20h30", exagera Mafran Dutra, presidente do comitê artístico do canal.

Leticia Moreira/Folhapress
Rodrigo Faro é outra prata da casa a quem a Record confiou o fortalecimento de sua programação.
Ele deixou o comando do programa "Ídolos" --que volta na terça-feira sob a apresentação de Marcos Mion-- para ganhar uma atração diária.
Por atrasos no cenário, o "game show" "A Hora do Faro" teve sua estreia adiada de 22 de outubro deste ano para janeiro de 2013.
"A direção da Record quer que eu faça durante a semana o que já venho realizando aos sábados, com o programa 'O Melhor do Brasil': alavancar o ibope do horário nobre", revela Faro.
"Ninguém pode ficar parado, temos de nos mexer. O SBT não está parado e nem a Band. Todos estão correndo atrás [da audiência]."

BRIGA SÉRIA
Gisele Joras estava em Londres, estudando literatura inglesa, quando recebeu uma convocação da Record.
A nova novela da autora, "Balacobaco", que estrearia em março do ano que vem, havia sido antecipada para outubro deste ano.
O motivo? A baixa audiência de "Máscaras", de Lauro César Muniz.
"Depois de sete anos atingindo dois dígitos no ibope com nossas novelas, 'Máscaras' não conseguiu segurar essa audiência", admite Mafran Dutra.
Para essa reação, o canal investiu em contratações de atores que fizeram carreira na Globo, como Victor Pecoraro, e Rafael Zulu.
O SBT também terá novidades. "Estamos trabalhando em projetos para melhorar o ibope de alguns horários da nossa grade", diz Daniela Beyruti, diretora da rede.
A disputa pela vice-liderança na audiência vai continuar. (ALBERTO PEREIRA JR.)

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