Parceria entre o SESI-SP e a emissora foi firmada nesta quarta-feira, para a realização da coprodução que terá animação, bonecos e dramaturgia
[Publicado originalmente em http://cmais.com.br/ em 17 de outubro de 2012]
Agora é oficial: no próximo ano a TV Cultura estreará uma nova série infantil; mais uma criação do cineasta Cao Hamburger. Nesta quarta-feira (17/10) foi formalizada a parceria entre a TV e o SESI-SP para a realização do projeto.
Até agora chamada de “Crocs”, nome temporário, a série começa a ser produzida com a pretensão de estreia em 2013. A expectativa é de uma grande repercussão, assim como foi nos anos 90, com uma série também produzida por intermédio de parceria similar. “Estreamos há 18 anos o Castelo Rá-Tim-Bum e virou um clássico. Saio daqui com a responsabilidade de fazer um programa com a mesma importância”, disse Cao após assinar a parceria.
“Crocs” terá 100 episódios em formato misto de animação, dramaturgia e bonecos. A série será destinada ao público infantil de até 10 anos. Ao todo serão 50 episódios em HD, cada um com 22 minutos. No entanto, a grande novidade é que essa não será apenas uma coprodução televisiva, mas também multimídia, no qual o foco é a temática infantil e educativa. Mais 50 episódios serão produzidos exclusivamente para a internet e outras mídias digitais. Cao não quis contar como serão esses episódios, mas garante muita interação para a criançada, seja por meio de tablets, computadores ou até mesmo celulares. Fica a curiosidade até, provavelmente, o fim do ano que vem.
Para esse projeto, o contrato foi assinado com o valor de R$ 14 milhões. Segundo João Sayad, diretor-presidente da Fundação Padre Anchieta, esse é um momento muito importante para a TV Cultura, que já tem tradição na produção de programas infantis: “Agora começamos uma nova empreitada. A TV Cultura passa a ter um novo programa para estrear daqui aproximadamente um ano”.
Já que o foco é educacional, o material produzido nessa parceria, incluindo os vídeos, será distribuído gratuitamente para uma rede conveniada de escolas públicas, bem como para as escolas do SESI. Para o presidente da FIESP e do SESI-SP, Paulo Skaf, “Firmar essa parceria significa investir mais uma vez em crianças e jovens. Temos essa grande preocupação com o jovem brasileiro. O que fizemos hoje é mais um passo pensando nas pessoas, principalmente nessas milhões de crianças que vão aproveitar”.
Cao explica que o conteúdo educativo ainda está sendo discutido com a FIESP e a Fundação Padre Anchieta. “Nossa preocupação é mais com a formação do indivíduo do que com o conteúdo escolar propriamente dito. São conteúdos que falam de cidadania, de sociabilidade e de transformações psicológicas que as crianças sofrem durante o crescimento”.
Sobre o “Crocs”
Os Crocs são seres feios, mas de personalidade doce e sensível. São assustadores à primeira vista, mas no fundo são adoráveis e muito engraçados. Deslumbram-se com facilidade. Fenômenos como a chuva, o trovão, o nascimento, a morte; sensações como fome, mau-humor, alegria; sentimentos como raiva, saudades, solidão, rivalidade: tudo inspira e instiga a curiosidade dos monstrinhos.
Os monstrinhos fazem as mais loucas e engraçadas associações, chegando a conclusões interessantes, aparentemente absurdas, como “A galinha é um pedaço do ovo”.
Os Crocs vivem no Monstruoso Mundo dos Crocs. Um lugar que nem eles mesmos sabem onde é. Não estão certos se estão em um planeta, em uma ilha ou dentro de um videogame. É um lugar que fica na fronteira entre a realidade e a imaginação.
Toda vez que uma criança no mundo real desenha um monstro, um novo Croc nasce na terra deles. Ele nasce do papel para o vídeo neste mundo mágico, criando caos e confusão por onde passa. Os Crocs adoram enfeitar as suas casas. A cada dia eles trazem novos adornos para deixar o ambiente mais parecido com a sua personalidade.
[Postado por Mariana Galvão]
Comentários
Postar um comentário