Publicado originalmente na Folha de São Paulo, Ilustrada, Outro Canal
Segunda-feira, 15 de outubro de 2012, página E8
KEILA JIMENEZ
O canal Climatempo está processando a Agência Nacional do Cinema (Ancine) por ter sido desqualificado para preencher as cotas da nova lei de TV paga.
Segundo Carlos Magno, presidente do grupo Climatempo, o canal de meteorologia recebeu em julho, da Ancine, a classificação como “canal brasileiro de espaço qualificado”.
Isso o habilitaria a cumprir a cota estabelecida pela nova lei de TV paga, que determina que as operadoras de TV tenham, ao menos, dois canais que veiculem 12 horas ao dia de conteúdo nacional.
Magno diz que, em agosto, a Ancine voltou atrás.
“Eles passaram a nos exigir documentos, como contratos com produtoras, o que deveria acontecer só em novembro”, afirma Magno.
Fora do time dos “canais brasileiros”, o Climatempo entrou na Justiça com uma liminar para voltar à lista, negada no último dia 28.
Recorreu da decisão, e um novo resultado deve sair nos próximos dias.
“A consequência de um revés judicial seria o fim do canal. As programadoras já estão fechando suas grades em novembro”, diz Magno.
Ele também reclama que alguns canais qualificados não saíram ainda do papel. É o caso do Arte 1, canal de cultura da Bandeirantes. A Ancine não comentou o assunto.
Comentários
Postar um comentário