Conteúdo exclusivo para internet ganha força em feira de TV

 Maior evento de televisão do mundo, Mipcom abriu as portas para novas produções feitas para exibição na rede


Publicado originalmente ne Folha de São Paulo, Ilustrada
Quinta-feira, 11 de outubro de 2012, página E7
 
RODRIGO RUSSO
ENVIADO ESPECIAL A CANNES

Os negócios voltados ao segmento digital ganham cada vez mais força no mercado internacional de televisão, como fica claro na edição 2012 da Mipcom, a maior feira voltada para TV no mundo, que se encerra nesta quinta (11).
A Netflix, que oferece filmes e séries pela internet, aproveitou o encontro para divulgar o lançamento da primeira série feita exclusivamente para a plataforma.
A primeira temporada de "House of Cards" será exibida pela Netflix nos Estados Unidos a partir de janeiro. A série conta com grandes nomes para atrair o público: o protagonista será o ator Kevin Spacey e a direção é assinada por David Fincher ("A Rede Social" e "Clube da Luta").
As discussões sobre negócios na plataforma digital foram recorrentes na programação de palestras da Mipcom, que em edições anteriores conferia mais espaço para o debate da tecnologia 3D e da interação entre a televisão e outras mídias.
A palestra mais disputada nesta edição foi a de Robert Kyncl, vice-presidente e diretor mundial de conteúdo do Google/YouTube.
Kyncl apresentou os mais recentes dados sobre o site que hospeda vídeos: são 800 milhões de usuários por mês, consumindo 4 bilhões de horas de conteúdo.
O executivo mostrou a série digital "H+", feita pelo estúdio Warner Bros. e produzida por Bryan Singer (diretor de "Os Suspeitos" e "X-Men: O Filme"), e distribuída exclusivamente pelo YouTube.
"Primeiro saímos da transmissão em TV aberta para a TV a cabo. Agora, estamos migrando do cabo para o digital", afirmou Kyncl, que defendeu o formato de anúncios opcionais usado pelo site como um atrativo para os produtores em relação à concorrência.
A FremantleMedia, uma das maiores empresas distribuidoras de formato no mundo, anunciou durante a feira que já conta com 90 canais no YouTube, tornando-se líder no mercado de mídia em presença na plataforma.
A Endemol, sua grande concorrente, também apresentou o lançamento de novos canais específicos para o site na Europa.
NOVIDADES
Jason Kilar, diretor-executivo do Hulu, serviço de locação de filmes e séries que tem uma versão paga e outra gratuita, afirmou em Cannes que sua empresa gastará US$ 500 milhões com aquisição de conteúdo neste ano.
O executivo também anunciou o lançamento de "The Wrong Mans", coprodução entre o Hulu e a BBC Worldwide Americas, confirmando a tendência de investimentos em produção original para as plataformas digitais.
"Não vemos mais a TV como um aparelho", afirmou Bruce Rosenblum, presidente da área de televisão da Warner Bros.. Para ele, o surgimento de Netflix, Hulu, YouTube e LoveFilm, da Amazon, faz com que a programação de TV chegue a um número "nunca antes visto" de pessoas no mundo.
Rosenblum ressalva que ainda é preciso trabalhar em uma forma de quantificar melhor a audiência vinda da internet. A Fremantle pondera que, apesar da relevância do mercado digital, as receitas da área ainda são pequenas em relação à TV aberta.

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