Corrida incrível

 

Publicado originalmente em O Globo, Revista da TV

Domingo, 7 de outubro de 2012, página 17

Estreia hoje no Space a temporada brasileira do consagrado 'The Amazing Race', com 11 duplas disputando US$ 250 mil

LEONARDO GUANDELINE

SÃO PAULO - Estreia neste domingo, às 19h, no canal Space, a versão brasileira do reality show “The amazing race”, um dos mais vistos do mundo e que já soma 20 temporadas nos Estados Unidos, além de acumular 14 prêmios Emmy, incluindo sete estatuetas consecutivas de melhor reality de competição. A atração será uma corrida repleta de ação e obstáculos, em cenários naturais considerados exuberantes, e contará com 11 duplas em busca de um prêmio de US$ 250 mil. A apresentação fica por conta do modelo e esportista Paulo Zulu.
Esta é a segunda temporada do reality na América Latina; a diferença é que desta vez contará apenas com participantes brasileiros. As versões latinas do “The amazing race”, segundo a produtora Maria Bejarano, têm uma diferença das demais:
— Nos Estados Unidos, eles não fazem amizade. Na hora do jantar cada um senta em sua mesa, não conversam. Nas versões latinas, a hora de comer é sempre uma festa. Uma energia muito maior.
Concorrem na versão brasileira do reality duplas de irmãos, pais e filhos, amigos e casais. O estado de São Paulo conta com seis pares; os outros são de Brasília (dois), de Aparecida de Goiânia, Goiás (um), Rio de Janeiro (um) e Araxá, Minas Gerais (um).
Segundo os organizadores, Zulu foi escolhido como apresentador por sua paixão pelo esporte. Além do surfe, também pratica jiu-jítsu, corrida, caça submarina e alpinismo.
— O reality reúne tudo de que eu gosto: trabalhar com o público, aventura, adrenalina e estratégia — disse Zulu.
Para ele, em provas como as do programa, mais estratégicas do que físicas, nem sempre os favoritos vencem.
— Se alguém, por exemplo, errar um percurso, os que estavam em último podem ser primeiros. Numa das temporadas que acompanhei, havia um casal de idosos que terminou o reality na quinta posição, à frente de muitos atletas, inclusive — ele lembra.
Quem já acompanhou as outras versões do programa sabe que o apresentador brasileiro tem razão. Outro ponto importante, além do preparo físico, é a sintonia entre os integrantes das duplas.
— Fisicamente nos parecemos muito, pois somos gêmeas. Apesar do jeito de falar ser superparecido também, nossas personalidades são bem diferentes — disse a triatleta Cintia de Franco Tobar, que compete ao lado da irmã.
Algumas vezes as diferenças de temperamento pesam no rendimento dos participantes. — Nós dois amamos esportes, viajar, aventuras, adrenalina, natureza. Somos práticos e simples, sem frescuras. Nossas diferenças são que ele é muito calmo, eu sou mais agitada. Ele é mais organizado, e eu deixo as coisas para a última hora — declarou Fernanda Chateaubriand Duarte Gargiulo, que faz dupla com o namorado, Cainã Nagano dos Santos.
Produzido pela Disney Media Distribution Latin America, o programa terá 13 episódios, com reprises todas as terças, às 21h.

Comentários