Feira de TV aponta drama como tendência



Publicado originalmente na Folha de São Paulo, Ilustrada
Quarta-feira, 10 de outubro de 2012, página E5

RODRIGO RUSSO
ENVIADO ESPECIAL A CANNES

A Mipcom 2012, maior feira do mercado mundial de TV, apresenta a tendência de grandes investimentos dos estúdios e produtoras internacionais em produções mais voltadas para o drama.
Até mesmo Mark Burnett, empresário responsável pela criação dos bem-sucedidos reality shows "The Voice", "O Aprendiz" e "Survivor", anunciou no primeiro dia da feira que está produzindo uma série dramática para o canal History Channel.
"The Bible" é a adaptação que Burnett e sua mulher fizeram para a Bíblia, o livro mais vendido do mundo. O produtor promete que esse será o trabalho de maior audiência de sua carreira.
O projeto é ambicioso. Burnett contará, em dez capítulos de uma hora de duração, histórias tanto do Antigo Testamento quanto do Novo Testamento. Segundo contou em palestra, a primeira parte, antes do nascimento de Cristo, terá maior foco em aventura. A partir daí, a história ganhará mais leveza.
Durante sua participação na Mipcom, Burnett também criticou o termo "reality show". "Faço conteúdo de não ficção. Odeio a palavra 'reality', não significa nada, é uma invenção jornalística", afirmou ele.
A Mipcom também foi palco da pré-estreia mundial de "The Americans", a nova produção do canal FX para os Estados Unidos.
A série é protagonizada por Matthew Rhys, de "Brothers & Sisters", e Keri Russell, de "Felicity", que interpretam um casal de espiões do serviço secreto soviético vivendo na capital americana durante os anos 1980.
Durante o primeiro capítulo, o casal terá de lidar com problemas de uma missão delicada para Moscou e com um novo vizinho, que trabalha para o FBI (polícia federal americana). O conflito de fundo está entre abandonarem a KGB para viver sem temor o estilo de vida proporcionado pela América ou seguirem fiéis ao serviço soviético.
Outra promessa de ganhar as telas em 2013 é "Vikings", drama da mesma produtora responsável pelas séries históricas "Os Tudors" e "Os Bórgias" e escrito pelo mesmo autor, Michael Hirst.
"Vikings" tem orçamento de US$ 45 milhões e também será apresentado nos EUA pelo History Channel.
O foco em dramas para esta temporada fica claro na mudança de comportamento da produtora americana Lionsgate. Na MipTV, no primeiro semestre, sua publicidade estava praticamente toda concentrada em "Anger Management", a nova série de Charlie Sheen.
Agora, a produtora investe pesado na divulgação de "Nashville" em revistas e cartazes publicitários em Cannes, com a promessa de se tornar o maior drama da atual temporada.
A série retrata a vida de duas cantoras da cidade título, uma que está em ascensão e a outra em decadência, e será exibida pela rede ABC nos Estados Unidos.

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