Na reta final, cresce o ibope da #avenidabrasil nas redes sociais


Publicada no site www.ibope.com.br
Quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Hashtag da novela foi utilizada mais de 700 mil vezes, segundo análise do IBOPE Nielsen Online


​Do total de mensagens analisadas entre 21 de junho e 20 de outubro, mais de 95% são provenientes do Twitter.
​Nos últimos quatro meses da novela Avenida Brasil, a hashtag #avenidabrasil foi utilizada mais de 700 mil vezes, segundo análise do IBOPE Nielsen Online. Do total de mensagens analisadas entre 21 de junho e 20 de outubro, mais de 95% são provenientes do Twitter, ambiente no qual os internautas costumam comentar a novela simultaneamente.
Observado o perfil do público que gerava buzz nas redes, 53% era composto por mulheres, enquanto Do total de mensagens analisadas entre 21 de junho e 20 de outubro, mais de 95% são provenientes do TwitterDo total de mensagens analisadas entre 21 de junho e 20 de outubro, mais de 95% são provenientes do Twitter,Do total de mensagens analisadas entre 21 de junho e 20 de outubro, mais de 95% são provenientes do Twitter,46% era de homens. São Paulo e Rio de Janeiro foram os estados mais ativos no fenômeno, com 23% de participação cada. Minas Gerais, em terceiro lugar, foi responsável por 6% dos comentários.

Na análise da nuvem de termos associados à #avenidabrasil, “Carminha” e “Nina” foram os maiores destaques, embora outros personagens como Tufão, Jorginho e Max também tenham se sobressaído.

No período total analisado, a hashtag foi postada cerca de 5 mil vezes ao dia, em média. Em outubro, no entanto, essa média subiu para quase 8 mil posts diários e, na última semana da novela, a marca saltou para 14 mil posts por dia, incluindo os picos de 27 mil e 18 mil, respectivamente nos dias do último capítulo, sexta-feira, e de sua reprise, sábado.

 

Sobre a pesquisa


Realizado pela área de Insights & Analisis do IBOPE Media, o estudo é fruto das coletas do BuzzExchange, ferramenta de monitoramento e engajamento nas redes sociais. O BuzzExchange coleta em tempo real as conversas nas principais redes de relacionamento da internet, como Twitter, Facebook (somente comentários públicos), Youtube, Blogs, Fóruns, Flickr, entre outros.

Por meio palavras-chave é possível identificar quantas vezes empresas, marcas, produtos, campanhas ou eventos foram comentados, além de permitir o entendimento das percepções dos consumidores e seu poder de influência no ambiente online.

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