Ficção "Pedro e Bianca" aborda a rotina familiar dos protagonistas, gêmeos bivitelinos, ele branco e ela negra
Publicado originalmente na Folha de São Paulo, Ilustrada
Domingo, 14 de outubro de 2012, página E5
ALBERTO PEREIRA JR.
DE SÃO PAULO
Foi lá que Cao Hamburger ("Xingu", 2012) ambientou a série "Pedro & Bianca", que estreia em 11 de novembro em capítulos semanais e cujo "making of" é tema de especial exibido nesta segunda (15), às 19h.
Diferentemente de "Castelo Rá-Tim-Bum" (1994-97), programa infantil que o diretor levou ao ar na TV Cultura, "P&B" mira em outro público: o adolescente.
"Falamos da vida desses jovens e temos a escola como um ponto de encontro. Essa é uma fase conturbada e eu mesmo não tenho certeza de qual é a relação desse público com a televisão", afirma Hamburger.
A história gira em torno dos irmãos Pedro (Giovanni Gallo) e Bianca (Heslaine Vieira), que frequentam a primeira série do ensino médio, em uma escola pública.
Uma curiosidade: eles são gêmeos bivitelinos: ele, branco; ela, negra. "Vi um caso desses num jornal. É raro, mas existe. Achei interessante", diz Cao Hamburger.
O casal é filho de Edison (Thogun Teixeira) e Zuzu (Gorete Milagres) --apesar de separados, eles continuam morando juntos, o que causa diversas confusões.
Encomendado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, "Pedro & Bianca" vai ocupar a faixa da atração "Escola 2.0". O projeto está orçado em R$ 7 milhões.
"Não é um programa chapa-branca. Mostramos a escola pública real. Não é um universo cor-de-rosa, mas também não é um bicho-papão como se prega por aí", afirma Fernando José de Almeida, diretor da área de educação da TV Cultura.
A série vai abordar temas como sexo na adolescência, drogas, entrada no mercado de trabalho e preconceito. Além dos capítulos, que deverão durar um ano no ar, cinco programas de auditório vão discutir os assuntos levantados na ficção.
TIME
No elenco de "P&B", a maior parte dos jovens é estreante na TV. Heslaine, que vive a protagonista Bianca, é exceção -já havia feito uma participação em "Filhos do Carnaval", da HBO, também dirigida por Hamburger.
Entre os amigos, há um cadeirante, uma imigrante boliviana, uma jovem periguete, um aluno mais malandro e outra indecisa sobre sua orientação sexual. "São Paulo é uma salada de pessoas de diferentes culturas e histórias", frisa o diretor.
Ao todo a produção movimentou 150 atores e 2.000 figurantes.
O programa não irá ao ar apenas na TV Cultura. "A ideia é exibi-lo no Brasil todo, em parceria com Sesc TV e TVs educativas, entre outras. O público também poderá ver vídeos nos tablets e em redes sociais", afirma Fernando José de Almeida.
NA TV
Pedro & Bianca
Exibição do "making of" da série
QUANDO nesta segunda (15), às 19h
CLASSIFICAÇÃO livre
Comentários
Postar um comentário