Lei de TV paga faz surgir mais produtoras no país

 
 
Publicado originalmente na Folha de São Paulo, Ilustrada, Outro Canal
Quarta-feira, 21 de novembro de 2012, página E8
 
KEILA JIMENEZ
 
A nova lei de TV paga entrou em vigor em setembro, mas os seus frutos já surgem em ritmo acelerado.
 
A Associação Brasileira de Produtoras Independentes de TV (ABPITV) registrou um crescimento de 58,9% em sua base de associados de setembro de 2011 até a primeira quinzena de novembro de 2012. O número de produtoras ligadas à entidade passou de 151 para 240.
 
Segundo dados da ABPITV, impulsionado pela nova legislação, que incentiva a produção independente, o fortalecimento das produtoras nacionais está se espalhando por todo o país.
 
O Amazonas já tem duas produtoras ligadas à entidade. Goiás, Mato Grosso do Sul e Sergipe acompanham esse ritmo, com uma produtora em cada Estado associada à entidade. Antes não havia nenhum representante dessas regiões na ABPITV.
 
São Paulo, que sempre foi um polo forte de produção, passou de 80 produtoras para 129, um crescimento de 61,25%. No Rio de Janeiro o crescimento foi de 55%. A região fluminense, que tinha 40 produtoras associadas em 2011, hoje tem 62 produtoras ligadas à entidade.
 
Minas Gerais saltou de três para oito produtoras em um ano. O Rio Grande do Sul foi de oito para 11 produtoras associadas, e a Bahia passou de cinco para sete.

Comentários