Publicado originalmente no Portal Tela Viva
Quarta-feira, 19 de dezembro de 2012
REDAÇÃO
Após um pedido de dispensa do cumprimento de cotas de produção independente por parte da Buena Vista International Inc. - responsável pelos canais Disney XD, Disney Junior, Disney Channel e Disney Channel HD -, a Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão (ABPITV) encaminhou nesta terça-feira, 18, um documento à ouvidoria da Ancine refutando tais pedidos. Segundo nota da associação, as justificativas dadas pela programadora não condizem com a realidade do mercado brasileiro.
Rechaçando as afirmações referentes à impossibilidade de encontrar parceiros para coproduzir obras em curto prazo e à dificuldade em encontrar conteúdo pronto para licenciamento, a associação cita exemplos de produções independentes bem sucedidas em canais internacionais, como as séries infantis “Peixonauta” e “Julie e os Fantasmas” (exibidas nos canais infantis Discovery Kids e Nickelodeon). Também lista alguns títulos para o público adulto que tiveram destaque na programação de TV por assinatura, como “FDP” (coprodução da Prodigo Films com a HBO) e “9 mm: Sâo Paulo” (coprodução da Moonshot Pictures com a Fox).
Para concluir, a associação diz que agentes nacionais e estrangeiros devem cumprir estritamente a legislação brasileira para atuar no mercado do País, confiando à Ancine examinar adequadamente as justificativas das programadoras.
Comentários
Postar um comentário