Clubes receberão mais dinheiro por cota de TV na Libertadores

 

Valores pagos pelo direito de transmissão de TV aumentarão na edição de 2013


Publicado originalmente no site: http://www1.folha.uol.com.br/esporte

Sexta-feira, 21 de dezembro de 2012, 05h00

Marcel Rizzo

Nesta sexta, ao meio-dia, na sede da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol), em Luque, cidade vizinha a Assunção, no Paraguai, acontece o sorteio dos grupos da competição.
Os três times maiores da capital paulista --Corinthians, Palmeiras e São Paulo-- estarão presentes, assim como Fluminense, Atlético- -MG e Grêmio.

Antes do evento, os clubes saberão que um acordo entre a Fox Sports e a TV Globo, que detêm os direitos de transmissão do torneio, fez com que o valor a ser pago a cada time por partida aumente no ano que vem.

Dependendo da exposição da equipe --se seu jogo for transmitido pelos canais simultaneamente--, a quantia pode até ser três vezes maior.

O SporTV, canal pago da Globo, transmitirá a próxima temporada da Libertadores junto com a Fox Sports, que teve a exclusividade em canal fechado em 2012 --a Globo continuará sozinha com a transmissão em TV aberta.

PEQUENO

A Conmebol não divulga o valor que repassou aos clubes pelo direitos de TV até este ano, mas a Folha apurou que não passava de R$ 140 mil por partida.

Se um time chegasse à final, receberia cerca de R$ 1,9 milhão durante toda a competição continental.
Como comparativo, no Campeonato Paulista, torneio hoje considerado menos importante do que a Libertadores, os clubes grandes da capital recebem cerca de R$ 10 milhões pelo direito de transmissão, sem levar em consideração se sua participação será boa ou não.

Na Libertadores, quanto mais longe o clube chegar, mais dinheiro recebe.

INTERMEDIÁRIA

O valor extra que será pago pelas redes de televisão à Conmebol será repassado aos clubes via associações nacionais. O presidente da confederação, Nicolás Leoz, sugeriu que a toda a diferença entre o que foi pago em 2012 e o que será pago em 2013 seja enviada aos clubes.

Outra renda extra será do pagamento pelos direitos da publicidade estática nos estádios --as placas ao redor do campo--, que é gerenciada pela empresa ISM (International Soccer Marketing).

Em 2012, os clubes receberam de R$ 90 mil a R$ 160 mil por partida. O valor máximo a partir de agora vai ultrapassar os R$ 300 mil.

Isso é resultado também da mudança do patrocinador máster que dá nome para a competição, que deixou de ser o banco Santander (que continua apoiando o torneio, mas com cota menor) e passou a ser a empresa de pneus Bridgestone.

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