Mudanças na grade aumentam audiência da TV Cultura



Publicado originalmente no site: http://www.telaviva.com.br

Segunda-feira, 21 de janeiro de 2013, 17h45

André Mermelstein.


A TV Cultura de São Paulo vem promovendo mudanças em sua grade horária e conseguindo bons resultados comparativos de audiência. Longe de disputar com as três principais redes (Globo, SBT e Record), a TV pública vem conseguindo bater algumas emissoras comerciais em determinados horários.

Segundo o vice-presidente da Cultura, Eduardo Brandini, a média de audiência anual da TV (em todos os dias e horários) subiu de 0,8 pontos em 2011 para 1,0 em 2012. E com as mudanças na grade a emissora espera crescer pelo menos mais 20% ao ano, chegando perto do 1,5 ponto em 2014. "Isso em um ambiente no qual a audiência conjunta da TV aberta vem caindo significativamente", ressalta. "Crescemos ainda em um ano que teve Olimpíadas e uma novela de grande sucesso", completa.

Segundo ele, a nova programação, que será anunciada no próximo mês, estará baseada em um tripé: programas ao vivo, interatividade e conteúdos exclusivos ligados à "missão" da TV (de cunho cultural/educativo, como concertos e filmes clássicos).

A Cultura vem fazendo movimentos para recuperar uma faixa de público que se afastou da TV pública, os adolescentes e jovens adultos (o canal é mais forte entre crianças, por causa da grande faixa infantil, e público adulto). Um exemplo foi a exibição da série "Doctor Who", da BBC, que gerou inclusive um forte movimento nas redes sociais, conta Brandini.

Ao mesmo tempo, a Cultura pretende "nacionalizar" mais sua grade. Até hoje, por conta dos desenhos animados e filmes estrangeiros, a emissora é uma das que menos exibem conteúdo nacional na TV aberta. "Estamos mudando isso, com a entrada de várias animações nacionais, e outras que virão", conta o vice-presidente. Ele diz que somente serão exibidos conteúdos estrangeiros que tenham um caráter de exclusividade.

A Cultura promoverá duas convocatórias em 2013 (uma já está aberta) para produções nacionais e uma chamada para o desenvolvimento de games. As inscrições são feitas pelo site desenvolvido especialmente para a análise de projetos, o Lum Lab.

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