Anatel encaminha proposta para digitalização de TVs



Publicado originalmente no site: http://www.adnews.com.br

Sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013, 09h46

Redação News.


O conselho diretor da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) aprovou na tarde desta quinta-feira, 21, o primeiro texto que dá as diretrizes para o leilão da faixa de 700 MHz, que acelera a digitalização dos canais de TV analógicos e abre espaço para expansão da internet 4G no país, conforme informou aFolha de S. Paulo.

A partir de agora o texto segue para consulta pública. A discussão fica em aberto por 45 dias e será realizada ao menos uma audiência pública nesse período.

Ainda não há, porém, o período específico em que essa transição deverá ocorrer, uma vez que ainda será necessário maior debate entre a Presidência da República, a Anatel e o Ministério das Comunicações para chegar a um consenso, segundo explicações do relator do texto, conselheiro Rodrigo Zerbone.

Vale lembrar que o desligamento dos canais de TV analógicos, que provavelmente será iniciado em 2015, irá ocorrer de forma gradual, Estado por Estado, até 2018. Tal ação significa uma adequação das emissoras que transmitem a programação analógica, transformando-as em digitais. À medida em que a mudança for concluída, as operadoras de telefonia móvel vão começar a usar essa faixa, de 700MHz, para expansão da internet de 4G, que permite velocidade de navegação dez vezes superior à atual 3G.

Comentários