Microsoft pretende produzir conteúdo exclusivo para TVs interativas



Publicado originalmente no site: http://www.telaviva.com.br

Quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013, 17h23

Redação Tela Viva


Logo após o lançamento da série “House of Cards”, primeira produção original do Netflix, outra grande companhia anuncia que pretende entrar no mercado de produção de conteúdo: a Microsoft. A empresa, que abriu recentemente o Xbox Entertainment Studio, anunciou que pretende criar uma programação original própria para chamar assinantes pagantes.

Criado inicialmente como um videogame, o Xbox tornou-se uma plataforma multifuncional, sendo que – segundo o vice-presidente sênior de entretenimento interativo da Microsoft, Yusuf Mehdi – hoje a maioria de seus 76 milhões de usuários pelo mundo gasta mais tempo assistindo a conteúdos de entretenimento do que jogando. No total, são aproximadamente 46 milhões de assinantes pagantes no mundo todo, que já possuem acesso ao conteúdo dos mais de cem parceiros da empresa no Xbox (incluindo Netflux e Hulu). E todos eles terão acesso aos conteúdos produzidos pelo novo estúdio da Microsoft.

Com o desafio de criar uma programação única e diferenciada da de seus concorrentes, a Microsoft pretende oferecer conteúdo premium semelhante ao acessado pela televisão, como eventos ao vivo e reality shows. Mas há uma diferença: a ideia é estabelecer uma nova relação com seus consumidores, oferecendo uma nova maneira de interação com a TV.

Eventos ao vivo, por exemplo, poderão ser acompanhados remota e simultaneamente por amigos, que ainda podem interagir e discutir sobre o conteúdo em uma segunda tela. Segundo executivos da empresa, os primeiros conteúdos produzidos devem ser voltados inicialmente para públicos mais jovens.

Dispositivos do Xbox como o Kinect, que possibilita controle por voz e gestos, e o SmartGlass – ferramenta que permite que os usuários assistam vídeos e outras mídias de seus dispositivos móveis na televisão por meio do Xbox 360 – também fazem parte da estratégoa de interação da Microsoft com a TV. Considerado um dispositivo de convergência – no qual é possível jogar e assistir partidas de esportes, assim como comentar sobre elas com os amigos –, o Xbox contou com 18 bilhões de horas de entretenimento no último ano.

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