Seminário II: Programas de Viagem



Universidade Federal Fluminense
Cinema e Audiovisual
Tv e Vídeo
Professor: Felipe Muanis
Grupo: Andressa Hygino, Laura Magaldi e Tassia Accioly



Programas de Viagem



1. Uma Breve História dos Programas de Viagem

Podemos dizer que o pensamento do programa de viagem apareceu muito antigamente, num veículo completamente diferente, o cinema. Em seus primórdios, o cinema consistia em um alguém com uma câmera filmando lugares distantes ou exóticos para mostrar para as pessoas de sua comunidade.

Os ditos Programas de Viagem, como os conhecemos hoje, começaram a surgir no exterior por volta da década de 80, porém só vieram para o Brasil na década seguinte com o advento da televisão segmentada.

Esses programas se tornaram muito frutíferos financeiramente, tanto para os produtores, que tinham seu produto financiado por agências de viagem, cadeias de hotéis e outros, quanto para os próprios países e lugares que eram visitados pois tinham um grande aumento em sua taxa turística. Um grande exemplo desse fenômeno ficou conhecido como “Efeito Palin”, onde Michael Palin, ator e comediante conhecido pelo Monty Python’s Flying Circus resolveu criar seus primeiros programas de viagem. A resposta ao programa foi tão grande que logo após as apresentações dos programas de Palin foi-se possível observar um aumento significativo no turismo do lugar, ficando chamado esse fenômeno de “Efeito Palin”.

No Brasil, esses programas começaram a ficar mais famosos e a expandir seu número após a virada do século. Parte disso se deve à maior estabilização da economia, aumento do número de empresas aéreas, o que acarretou em barateamento das passagens, crescimento do número de assinantes de televisões à cabo e por fim, barateamento e adaptação dos equipamentos para filmagens.

Por ser um exemplo de programa que funciona como um relaxante e uma forma da pessoa viajar ‘sem sair de casa’, além de entreter sem a necessidade de um compromisso muito grande do telespectador com seus códigos, a maioria desses programas passa em um horário noturno, mais ou menos na hora de volta do trabalho da maioria das pessoas. E em sua grande maioria esses programas fazem parte da grade da tevê segmentada, os principais são: Multishow, Discovery Travel and Living (TLC), Fox Life e GNT, embora também hajam esses programas em outros canais, inclusive da tevê aberta como Globo com “Planeta Extremo” e TV Brasil com “Passagem Para...”.

2. Gêneros de Programas

Dentro do formato que chamamos de programas de viagem também podemos encontrar diversos gêneros, assim como nos filmes ficcionais, o que nos dá um campo bastante amplo para trabalhar uma fórmula específica sobre os programas de viagem, por isso, estudaremos essas fórmulas aplicadas aos gêneros.

2.1. Programas Apenas Turísticos

* É o tipo mais comum do formato viagem, baseado na ideia de convidar o espectador a um passeio pelas partes do mundo.

* São focados em apresentar os locais de destino e abordá-los a partir de diferentes interesses que podem ser culturais, históricos, políticos, econômicos, no lazer, na paisagem, etc.

* Trabalham com os aspectos mais atrativos, as particularidades e curiosidades de cada lugar.

* Entre os principais objetivos estão:

> Informação. São meios de transmitir um conhecimento, reportando a experiência de viagem.

> “Vender” uma sugestão de viagem. São aqueles programas que vão ressaltar os pontos positivos do lugar, a acessibilidade e a hospitalidade, em suma, servem de propaganda para o público.

Alguns Exemplos de Programas Turísticos são:

* 50 POR 1. Canal: TV Record.

* O MUNDO SEGUNDO OS BRASILEIROS. Canal: Band.

* GLOBO MAR. Canal: TV Globo.

* LUGAR INCOMUM. Canal: Multishow.

* COMPANHIA DE VIAGEM. Canal: RedeTV

* NO CAMINHO. Canal: Multishow.

2.2. Programas de Viagem para Jovens

Há atualmente o crescimento de programas de viagem produzidos para o público jovem. Para que haja o interesse do público, é necessário que o programa contenha elementos de identificação para a juventude que o assiste. Assim, há a necessidade que o viajante do programa seja também um jovem, alguém que tenha vontade de visitar os mesmos

lugares que o jovem telespectador gostaria e que narre suas aventuras de uma forma mais próxima do público. Também há a possibilidade de o programa causar interesse no público juvenil utilizando o humor.

Os programas de turismo para jovens têm um aspecto menos jornalístico que a maioria dos programas de viagem. É claro que eles fornecem informações sobre o lugar visitado, mas o objetivo é mostrar como os jovens viajantes estão se divertindo e como estão resolvendo os problemas que surgem durante sua jornada. Para dar uma característica ainda mais juvenil, muitos programas retratam viagens de mochilão, forma tipicamente jovem de viajar por ser mais barata. Exemplos de programas nesse formato são o Volta ao Mundo e o Vai pra onde?. Assistindo aos mochileiros, o público, além de se identificar com os viajantes e de se interessar pelos lugares visitados, acaba recebendo dicas para gastar menos em suas próprias viagens.

Alguns exemplos de Programas de Viagem Jovens e Humorísticos são:

* Volta ao Mundo (Multishow, quinta 21h30);

* Vai pra Onde? (Multishow, sábado 22h20);

* Não conta lá em casa (Multishow, quarta 22h);

* Em busca da balada perfeita (Multishow, segunda a sábado 18h30);

* Adnet Viaja (MTV, quarta 23h30);

* Viajandona (Multishow, quarta 22h30);

2.3. Programas de Viagem Culinários

Um gênero muito conhecido tem se desenvolvido fortemente sob o formato de viagem: o gênero culinário. Com uma motivação obviamente gastronômica, as viagens buscam mostrar a diversidade culinária estando de fato nos lugares em que cada uma é formulada e cultivada. Os apresentadores são profissionais da área, geralmente chefs de cozinha com certo prestígio ou renome.

Alguns Programas de Viagem Culinários são:

* Viagem gastronômica (GNT. Exclusivo da web);

* Diário do Olivier (GNT – Quinta 21:00h);

* Anthony Bourdain - No reservations. (TLC);

* O guia (National Geographic Channel);

2.4. Programas de Viagem Esportivos

Os programas de viagem ligados ao esporte são uma forma de mostrar os pontos turísticos ao mesmo tempo que informam aos telespectadores os esportes possíveis de se praticar nos lugares visitados. O público visado para esse tipo de programa são os amantes de esportes mas, para que haja um maior interesse dos telespectadores, é necessário que haja uma outra temática como pano de fundo. O Planeta Extremo, por exemplo, tem o drama do perigo como segunda temática, já o Nalu pelo Mundo aborda o convívio de uma família.

Alguns Programas de Viagem Esportivos são:

* Nalu pelo mundo (Multishow, segunda 21h30);

* Kaiak (Multishow);

* Planeta Extremo (Rede Globo, quadro do Fantástico, domingo 20h45);

2.5. Programas de Viagem com Reality Shows

Se formos levar em conta o nome que damos “Reality Show” (sendo reality = realidade), deveríamos pensar que qualquer programa de viagem deveria estar encaixado nessa categoria, porém, para efeitos de estudo nesse caso, consideramos como Reality Shows aqueles programas que contém uma competição como parte de seu formato.

Sendo assim, a maioria desses programas de reality shows de viagens conta sempre com uma fórmula muito parecida: contém um número X de participantes que quase sempre é um grupo de mais de 10 pessoas, que vão sendo eliminadas da competição uma a uma através de desafios e provas para testar suas habilidades e perseveranças. Cada etapa dessas provas é normalmente realizada em um país/estado/cidade diferente e as curiosidades, história, pontos turísticos, etc., desses locais são mostrados pela equipe de produção do programa.

Alguns Programas de Viagem com Reality Shows são:

* A Grande Corrida Culinária (“Around the World in 80 Plates” – TLC);

* “The Great Food Truck Race” (TLC)

* “The Amazing Race” (AXN)

2.6. Problemas e Dificuldades

Pensamos, a princípio, que problemas e dificuldades também seriam um gênero diferenciado de programas de viagem, porém, depois percebemos que, na verdade, esse tipo de informação estava sujeita a qualquer um dos outros gêneros, pois encontramos muitos programas que alocamos em outros gêneros fazendo uso da temática dos problemas, por isso embora coloquemos como um gênero à parte, ele se concretiza como uma característica passível de existência ou não dentro dos outros gêneros. Alguns programas que possuem também essa temática são: Planeta Extremo, Não conta lá em casa!, Nalu pelo Mundo e muitos outros.

3. Bibliografia

- Apresentação em slide: http://prezi.com/blvwcfijj9nu/programas-de-viagem/

- Wikipédia em Português – Michael Palin http://pt.wikipedia.org/wiki/Michael_Palin

- Palin’s Travels – por Michael Palin http://www.palinstravels.co.uk/

- “A História da TV por Assinatura” – Por Juarez Quadros http://revistahometheater.uol.com.br/hotsites/tvpaga/historia/

- Canal Multishow http://multishow.globo.com/

- Wikipedia em Português – Discovery Travel and Living http://pt.wikipedia.org/wiki/Discovery_Travel_%26_Living

- Travel and Living Chanel http://www.tlctv.com.br/

- Fox Life http://www.foxlife.com.br/br/

- Vídeo – Não conta lá em casa! – Coreia do Norte http://www.youtube.com/watch?v=BhuuKz4UMv0

Comentários